Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Blogs / Turismo Digital

5 Tendências de Mídias Sociais em 2020

social-media-1453843_1920
As mídias sociais são cada vez mais relevantes para empresas e destinos turísticos se comunicarem com os viajantes. Frequentemente, influenciamos e somos muito influenciados pelas postagens nas redes sociais.Os brasileiros são bem ativos nas redes sociais. Passamos em média 3h40 por dia nas mídias sociais e ocupamos o segundo lugar no ranking mundial em número de usuários do Instagram.

Desenhar estratégias para as mídias sociais é fundamental para qualquer empresa atrair e engajar com os viajantes. Assim, compartilho 5 tendências de mídias sociais para turismo, para que você possa incluí-las nas suas estratégias de 2020.

1. Stories do Instagram

Os stories do Instagram são cada vez mais importantes para as empresas”conversarem” com seu público alvo. Em geral, recebem mais visualizações que as postagens do feed. O desafio é produzir estórias que entretêm e engajam os seguidores, já que é justamente essa a função dos stories.

Existem várias maneiras de aproveitá-los, inclusive criando posts que redirecionam o usuário à loja online, ou mesmo fazendo perguntas para entender o tipo de conteúdo ou produto sua audiência mais gosta.Eles servem como canal para usuários entrarem em contato com a empresa via Instagram (direct) ou direcionado para o site da empresa.

Os anúncios nos stories são muito visualizados e há empresas que exploram campanhas super inovadoras. É o caso da Decolar que fez campanhas do destino Colômbia, com foco na música em diferentes cidades colombianas, instigando o usuário a conhecer o destino. Além disso, o Instagram solta novas funções dos stories com frequência, diversificando a forma de interação com os usuários.

Em 2020 as empresas de turismo devem ficar atentas às novas funcionalidades dos stories e utilizá-las ao máximo para comunicarem-se com seu público. Mas atenção: os conteúdos do feed e dos stories no Instagram estão cada vez mais profissionais, mais elaborados e bem desenhados. Existem diversos aplicativos de desing para criar postagens bonitas.

2. Mais vendas online nas redes sociais

Os usuários das redes sociais estão muito acostumados com os anúncios e com as facilidades de compra oferecidas a partir dos dispositivos móveis. Tanto para as empresas que atuam no B2B, como aquelas que vendem diretamente ao consumidor, é crucial entender a jornada de compra do cliente e aproveitar o potencial das redes sociais para trabalhar o seu funil de vendas.

3. Anúncios em vários formatos

É fundamental contar com campanhas publicitárias nas redes sociais, não só para atrair novos leads, mas também para manter relacionamento com os clientes. Hoje existem diversas opções de formatos de anúncios (vídeo, foto, carrossel, nos stories, no feed, no messenger, etc.).

Também já é possível trabalhar com “nurturetargeting”, que permite incluir vários formatos de anúncios em uma mesa campanha. Se o usuário for impactado por um determinado anúncio, poderá receber outro anúncio diferente. Assim, se a empresa quer divulgar um conteúdo em vídeo, por exemplo, pode complementar a campanha com outro anúncio estático (com imagem), na mesma campanha.

4. Seguir os jovens nas redes sociais

Sabemos que muitos brasileiros não usam mais o Facebook ativamente e têm preferido o Instagram. Porém, não sabemos por quanto tempo esta rede social continuará relevante.Se a sua marca foca nos jovens (geração z ou x) é importante testar também as novas plataformas, como TikTok, e criar conteúdos que se adéquam às suas necessidades. Esta rede social atrai usuários com menos de 24 anos, com conteúdos em vídeo. Em qualquer mídia social os profissionais de marketing precisam entender o tipo de conteúdo que se compartilha e alinhar sua estratégia à plataforma.

5. Anúncios baseados na localização

Como praticamente todo viajante tem um smartphone com GPS nas mãos o tempo todo, a segmentação de anúncios por localização é bastante eficiente, apesar de não ser nova.

Quando as pessoas estão na fila do embarque ou esperando a mala chegar na esteira, ou mesmo aguardando o Uber na saída do aeroporto, elas utilizam o celular como um passatempo. E normalmente estão navegando nas redes sociais. Assim, as empresas de turismo, especialmente hotéis, agências dereceptivo e restaurantes, podem aproveitar para mostrar um anúncio relevante para esse potencial cliente ou enviar um cupom de desconto.

Vamos aproveitar os bons ventos que prometem soprar na economia brasileira em 2020 para explorar, atrair, engajar e vender viagens nas redes sociais. Feliz 2020, com muitos links, comentários e compartilhamentos!

Receba nossas newsletters