Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Blogs / Tendências Digitais

A Revolução Tecnológica e a Nova Ordem Mundial dos Negócios

A Internet, os dispositivos móveis, a alta capacidade computacional e as promessas da Internet das Coisas (Internet of Things) estão revolucionando a forma como nos comunicamos, compartilhamos, colaboramos e consumimos. Essa revolução com base tecnológica está influenciando diretamente a sociedade e, consequentemente, os negócios.

E quais são as bases para este movimento?

  • Sustentabilidade
    Diminuir a exploração de recursos naturais e a destruição do planeta e ao mesmo tempo ampliar a oferta de produtos e serviços importantes à população. A revolução tecnológica é base para alcançarmos êxito nesta batalha, mas utiliza-la a favor da sustentabilidade requer mudança de visão pelo mundo corporativo, governo e sociedade civil.
  • Serviços em detrimento de produtos
    DVDs, CDs, Carros, Imóveis, ferramentas e uma vasta gama de produtos não precisam mais ser comprados, pois serviços em abundância estão sendo oferecidos através do meio digital, sem burocracia, de forma eficaz e rápida. Uber, Netflix, AirBnb, Spotify, ZipCar e Whatsapp são precursores deste movimento, e devem ser vistos como inspiração para novos negócios e oportunidades.
  • Economia do compartilhamento
    O aumento da oferta de produtos e serviços sem comprometer a sustentabilidade passa por otimizar a utilização dos recursos disponíveis (carros, imóveis, ferramentas, etc). E a economia do compartilhamento vem justamente para transformar o escasso em abundante através da disponibilização de recursos subutilizados para uso pela população. Airbnb, Zipcar e Spotify são exemplos deste modelo.
  • Economia Colaborativa
    Este movimento permite desde a colaboração individual e consciente, entre grupos pequenos e com foco em objetivos particulares, até a colaboração anônima e em massa em prol de melhorias coletivas. Trip Advisor, Waze, Kickstarter, Quora, Pinterest e inúmeros outros serviços digitais se baseiam na economia colaborativa para garantir melhores serviços a preços mais baixos, e de quebra possuem alto engajamento dos usuários, que se enxergam como parte fundamental para o funcionamento do sistema.
  • Experiência do usuário
    Liderada pela mobilidade, a revolução tecnológica está permitindo a integração entre o mundo real e o universo digital. O acesso a informações, serviços e produtos a qualquer momento e em qualquer lugar pode ser interpretado como mais uma camada que se acoplam ao nosso ser, a ponto de podermos dizer que somos formados por corpo, mente, alma e uma camada que contém todo o nosso rastro digital. E nesse mundo onde o digital e o real se confundem, experiências positivas para o usuário, em qualquer ambiente, devem ser potencializadas através da tecnologia.Empresas, pessoas e países que apoiarem e facilitarem a implantação deste movimento estarão na vanguarda e se destacarão frente às demais. A abundância de produtos e serviços de forma sustentável e que propicie uma melhor qualidade de vida às pessoas é um caminho sem volta.

E você, está preparado para participar deste novo contexto?

Receba nossas newsletters