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Business Travel

BRICs deixam de representar um bloco sólido em viagens de negócios

O continuo crescimento na China apesar de recente desaceleração, estabilidade econômica e crescimento da Índia, a situação do Brasil e Rússia em declínio por conta da crise política e econômica no Brasil e do preço do petróleo e crise cambial na Rússia, respectivamente.

As viagens corporativas continuarão com um crescimento de dois dígitos na China e Índia, no próximo biênio, numa clara indicação de resiliência e força em ambas economias.

Apesar da recente desaceleração em sua economia, a China projeta um crescimento de 11.2% em 2015 e 10.7% em 2016. China devendo alcançar a liderança global em viagens corporativas no segundo semestre de 2016, com uma previsão de crescimento de 60% de 2014 a 2019.

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Adicionalmente, o robusto momento da Índia projeta um crescimento de 11.1% em 2015 e 2016, refletindo uma excelente política desenvolvida pelo seu governo, e o alto nível das atividades econômicas internas.

Estas conclusões foram resultantes dos estudos semestrais BTI™ Outlook da GBTA sobre o Brasil, China, Índia e Rússia, conduzidos pela GBTA Foundation, o braço educacional e de pesquisas da Global Business Travel Association (GBTA), e patrocinado pela Visa, Inc.

Com índices de crescimento, mas com seus caminhos divergentes como resultado de situações políticas e econômicas em cada nação. China e Índia continuarão a ser o equilíbrio em viagens de negócios, um reflexo da força de suas economias mesmo num cenário global. Brasil e Rússia, por outro lado, enfrentam turbulência e incertezas econômicas e políticas.

China:  Apesar da desaceleração, se tornara o principal mercado de viagens de negócios em 2016
A China com um “share” de 20% no mercado global em gastos de viagens corporativas, a partir de um “share” de 5.1% em 2000. Um total de USD$262 bilhões foi gasto em 2014 na China, somente superado pelos Estados Unidos com gastos de USD $284 bilhões no mesmo ano. Na metade de 2016, a China se tornara o maior volume global de viagens corporativas, com um crescimento de 61% dentro dos próximos 5 anos, de USD$262 bilhões em 2014 para USD$420 bilhões em 2019.

A GBTA projeta um crescimento de 11.2% em 2015 e 10.7% em 2016. Apesar de forte foi reduzido comparado aos 14.2%, inicialmente, projetados para 2015 e 12% para 2016, resultado das incertezas econômicas.

Índia:  Destaque no Mercado Global
A Índia, decimo mercado global em viagens corporativas, teve em 2014, um volume de USD$26 bilhões em viagens corporativas com um crescimento previsto de 11.5 até 2019 para USD$45 bilhões. Em 15 anos deverá alcançar um lugar entre no ranking global, entre os “top-five”.

Em 2015 e 2016, o volume continuará a se beneficiar de um clima favorável nos negócios, forte consumo interno, crescimento em investimentos e queda nos preços de petróleo. A GBTA projeta um crescimento de 11.1% em 2015 e 2016.

A previsão da GBTA para 2015 e 2016 recebeu um “upgrade” pelo terceiro semestre consecutivo, entre 2014 e 2015, representando um dos mercados mais saudáveis em viagens corporativas no mundo.

Brasil:   Gastos Negativos em Viagens Corporativas
A GBTA espera uma queda para 1.5% em gastos de viagens corporativas em 2015, uma significativa redução do projetado em janeiro de 1.8% de crescimento. A GBTA espera, em 2016, um tímido crescimento dos gastos de 1.2% para USD$31.7 bilhões.

As viagens domesticas continuam demonstrando fraqueza, seguindo o aumento de desemprego, e a continua redução no consumo, além da desvalorização da moeda.

O crescimento que chegou a 20.5% em 2011, para 8.8% em 2012, 5.1% em 2013 e 3.5 em 2014.

Rússia:  Um Futuro Preocupante
A GBTA prevê uma queda de 17% em 2015 para USD$17.5 bilhões, em viagens corporativas na Rússia. Outras previsões de quedas seguem em 2016, na faixa de 10.1% para USD$13.7 bilhões.

O declínio no crescimento russo pode ser justificado pelo colapso no preço do petróleo, sanções econômicas internacionais e sua fraqueza cambial.

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