Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Business Travel

Crescimento das viagens de negócios e eventos corporativos sustentáveis

Atualmente as empresas não estão medindo esforços para criar estratégias de sustentabilidade e por conta disso, revendo suas considerações sobre as viagens e eventos corporativos. Este tema tem sido implantado “top-down”, chegando agora ao nível operacional. A mentalidade “green to green” está sendo adotada em todas as cadeias de negócios, e as políticas de viagens verde já se tornaram uma parte importante das corporações.

Para a maioria das organizações, o custo com viagens e eventos corporativos é a segunda maior despesa variável. Historicamente, os três principais critérios para determinar as compras de viagens corporativas tem sido custo, segurança e comodidade. A sustentabilidade não era uma preocupação grande nos departamentos de viagens, mas, nos últimos anos, este tema mudou a cultura de muitas empresas acelerando seus planos para criar estratégias de sustentabilidade, se tornando um outro fator na compra de viagens e eventos, igualando o seu nível de importância.

Conforme estudo recente, realizado na Europa, há uma forte tendência, no mercado corporativo global, para a disponibilização de políticas de viagens que promovem viagens sustentáveis. Aproximadamente, 55% das grandes corporações globais já incorporaram este tema em suas políticas de viagens e nos processos de RFPs, através dos quais incentivam a utilização de fornecedores preocupados efetivamente com a redução de carbono e outras questões ambientais. Outros 25% estão desenvolvendo essas políticas, e somente 20% ainda não tomaram nenhuma ação sobre estas questões.

A demanda das empresas, as quais é mandatória a seus departamentos de viagens a produção de relatórios de emissões de carbono para uma gerência sênior, tem crescido, substancialmente, assim como a oferta de modelos destes relatórios para fornecer as empresas com dados detalhando o impacto da viagem do colaborador no ambiente, e a compensação pela emissão desses gases.

As empresas, também, se conscientizaram sobre a redução do tempo de viagem, a fim de reduzir as emissões, com um aumento significativo de empresas que incentivam este tipo de viagens, criando alternativas como tele e videoconferencia para apoiar a sustentabilidade, simultâneamente a otimização de despesas de viagens.

Além disso, a escolhas por hotéis sustenteis, reuniões mais ecológicas e locação de veículos movidos a combustiveis alternativos, tem aumentado consideravelmente..

Por outro lado, está cada vez menor a utilização de papéis, impressões e outros tipos de matériais nos eventos corporativos. A cultura do “paperless/green event” já chegou a Europa e América do Norte, representando uma nova era na realização dos mesmos, sem prejudicar em nada os seus resultados.

Se a sua empresa ainda não tomou nenhuma medida neste sentido, devem os Gestores de Viagens e Eventos Iniciarem um trabalho de conscientização junto aos colaboradores, contando com apoio da Alta Direção, sensibilizando-a e demonstrando que esta ações, além de colaborar com o meio ambiente melhoram a imagem da empresa junto a sociedade, inclusive promovendo um endomarketing.

Todo este esforço é válido por um mundo melhor!

Receba nossas newsletters