Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Business Travel

Gastos com viagens permanecem positivos, apesar dos efeitos de oscilação econômica global

A Global Business Travel Association (“GBTA”), organização pioneira e lider no mercado global de viagens de negócios e eventos corporativos, lançou seu segundo GBTA IPV ™ relatório Outlook no Brasil, como parte de sua série. O primeiro estudo foi lançado em maio deste ano. O relatório, inclui o GBTA Business Travel Index que permite avaliar a performance do mercado e as perspectivas do setor de viagens de negocios em uma unica metrica que pode ser avaliada ao longo do tempo estabelecendo uma relação direta com a economia brasileira.

Principais Destaques:

– O BTS brasileiro vai crescer de 9,3% em 2012 para 30,1 bilhões dólares e mais 12.6% em 2013.
– O Brasil está a caminho de ultrapassar a Coreia do Sul, no 8 º lugar em gastos de viagens de negócios, no ranking mundial, este ano.
– A previsão de crescimento deve alcançar 6% na hotelaria. Enquanto as futuras construções de hotéis serão incentivadas ainda mais pelas próximas Copa do Mundo e Olimpíadas, a demanda ainda vai exceder a oferta.
– GBTA IPV ™ está pronto para voltar a uma forte trajetória ascendente em 2012-2013 com a força crescente da economia nacional.
– O PIB real deve avançar em 2.9% em 2012 e 4,1% em 2013.
– Em geral o BTS brasileiro deve ampliar mais rapidamente enquanto a economia global ainda se recupera.
– BTS brasileiro é fortemente gerado pelos gastos domésticos (80%), mas em 2012 as taxas de crescimento nas viagens de negocios internacionais serão o dobro das de viagens domésticas.

Wellington Costa, presidente da GBTA Brasil comentou:

“O forte crescimento econômico do Brasil fez-se um dos principais mercados do mundo para viagens a negócios. Este relatório destaca as principais questões em gastos com viagens de negócios e, por extensão, na economia do Brasil. Apesar do clima econômico global, o Brasil permanece em uma faixa de crescimento robusto em viagens de negócios, especialmente quando comparado com os EUA e a Europa. A questão chave é se o Brasil pode enfrentar suas limitações de infra-estrutura de viagens para atender a sua demanda em expansão de viagens de negócios. ”

Efeito Oscilante da Economia Global

Enquanto a economia brasileira manteve-se relativamente resistente, não ficou imune à recessão na Europa, a desaceleração do crescimento chinês ou o dasafio da recuperação nos EUA. Apesar desses fatores, as previsões GBTA são que a economia do Brasil vai melhorar lentamente no segundo semestre de 2012. Ganhando impulso econômico, está projetada para apresentar 4,1% de crescimento do PIB e crescimento de 12,6% de gastos em viagens de negócios em 2013. No entanto, este valor foi reduzido da previsão GBTA, no primeiro semestre, de 14,5% no crescimento das despesas de viagens de negócios.

Fatores chave: desafios de infra-estrutura e demanda interna

A falta de capacidade adequada e infra-estrutura é o principal fator em taxas ainda mais altas de crescimento de viagens corporativas no Brasil. Hoteis, aeroportos, e infra-estrutura em viagens continuam a retardar o aumento da demanda, sobretudo nos grandes centros de negócios do Brasil.

Este quadro pode mudar com os 30.500 novos quartos de hotel em construção ou em fase avançada de planejamento – um aumento de 6% na capacidade. No entanto, a Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016 irão manter a oferta abaixo da demanda para o médio prazo.

Além disso, o governo brasileiro introduziu intensas políticas populares para estimular a demanda interna e compensar a queda nas exportações. Os rendimentos das famílias deverão continuar em expansão em termos reais em 2013 e nos anos seguintes, e o consumo foi estimulado por um aumento de 14% no salário mínimo.

Costa continuou, “A perspectiva para o Brasil é encorajadora para a economia e viagens de negócios. As próximas eleições no Brasil devem criar condições para o crescimento futuro, como a continuação das políticas que estimulem a demanda interna. Com as viagens crescendo em sintonia com essa expansão na demanda, a GBTA está otimista sobre as perspectivas para as viagens de negócios e da economia como um todo. ”

Brasil se Prepara para Superar da Coreia do Sul em gastos com viagens de negócios

Se as tendências de gastos continuarem nos níveis atuais, este ano, o Brasil deverá superar a Coreia do Sul e se tornar o oitavo mercado mundial para BTS. O total em BTS no Brasil deve atingir 30,1 bilhões dólares em 2012, um aumento de 9,3% a partir de 2011.

As viagens de negócios domésticas atualmente contribuem com 80% dos gastos. No entanto, em 2012, as viagens de negócios internacionais brasileiras cresceram o dobro da taxa de viagens nacionais – indicando que, enquanto o ambiente econômico global melhora, o mercado brasileiro de viagens de negócios deve expandir ainda mais rapidamente.

Receba nossas newsletters