Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Business Travel

GBTA prevê crescimento de dois dígitos em viagens corporativas para 2014

O Brasil deverá superar a Coreia do Sul, França e Ítalia no ranking global de viagens corporativas.

A Global Business Travel Association (GBTA), porta-voz do setor mundial de viagens de negócios, lançou o seu mais recente relatório GBTA BTI Outlook sobre o Brasil como parte da sua série semi-anual.

Os principais destaques incluem:

GBTA BTI rebaixou sua perspectiva de curto prazo para viagens brasileiras de negócios prevista no primeiro semestre de 2013 devido à volatilidade experimentada, a qual é resultante do crescimento econômico interno e internacional mais lento, apesar de ainda robusto, especialmente em junho de 2013 Entretanto, os gastos totais dos brasileiros com viagens corporativas deverão crescer 6,3% em 2013, subindo para $31,8 bilhões e outros 12,6% em 2014, subindo para $35,8 bilhões, pois a economia global ganha força assim como a demanda interna brasileira O ambiente externo mais fraco e a subsequente queda do comércio na Europa e nos EUA atingiram de maneira particularmente dura os gastos com viagens brasileiras corporativas para o exterior. Em 2013, as viagens corporativas para o exterior sofreram um crescimento negativo nos dois primeiros trimestres, mas espera-se que o crescimento volte a acontecer em 2014, avançando com uma taxa de crescimento alta de 12,7% Os gastos com viagens corporativas internas continuam a mostrar uma forte correlação com o crescimento do número de empregos e cresceram, em média, 8,1% por ano nos últimos 12 anos. O aumento dos gastos internos deve alcançar 7,7% em 2013 e acelerar mais em 2014 com o fortalecimento da economia brasileira em 12,6% O Brasil atualmente ocupa o nono lugar nos índices globais de viagens corporativas e, supondo que a alta taxa de crescimento continue, subirá de posição entre os mercados de viagens do mundo, ultrapassando a Coreia do Sul, França e Itália nos próximos cinco anos.

O crescimento do PIB Real e de um crescimento significativo no volume das exportações brasileiras tem encorajado o Brasil, apesar de nossa relativa volatilidade. Como a economia global recupera o crescimento de dois dígitos, permanecemos confiantes de que os gastos brasileiros com as viagens corporativas retornarão a um crescimento de dois dígitos em 2014, o que é realmente uma notícia boa. As viagens de negócios de e para o Brasil continuarão a se beneficiar do crescimento da economia do país, já que o Brasil continua a ser um mercado globalmente importante. De acordo com as conclusões do BTI, o mercado de viagens de negócios do Brasil vai ultrapassar os da Coreia do Sul, França e Itália ao longo dos próximos anos e estima-se que terá um crescimento de dois dígitos em 2014.

Economia brasileira reúne forças

Depois de mais de um ano de estagnação, o PIB Real vai avançar 3,5% em 2013, impulsionado principalmente pelo consumo interno, investimentos e o avanço das exportações.O volume das exportações brasileiras também continuou a melhorar em 2013 – avançando por quase 15% acima do nível do ano passado. Os principais motivos para esta mudança de direção bem-vinda são a melhora das condições econômicas dos Estados Unidos, maior estabilização da Europa e um comercio intra-regional mais forte. A maioria dos especialistas espera um fortalecimento das exportações brasileiras em 2014 demonstrando uma forte correlação entre as exportações e as viagens corporativas internacionais, uma boa noticia para a nossa indústria de viagens .

graf1 GBTA prevê crescimento de dois dígitos em viagens corporativas para 2014Desafios para o crescimento futuro

Aumentos acentuados dos salários nacionais, ganhos de produtividade mais lentos, prejudicando a competitividade brasileira e a dívida familiar desalavancam lentamente o avanço do consumo privado, tudo combinando para trazer novos desafios ao crescimento brasileiro ao longo do horizonte de previsão.

O transporte é uma área-chave na qual o Brasil busca realizar importantes melhoras, incluindo a modernização dos portos, a expansão dos aeroportos e a reparação das rodovias em ruínas. O ritmo e o vigor com que é tratado este desafio de infraestrutura são a chave para a saúde do mercado brasileiro de viagens corporativas nos próximos anos.

Infraestrutura dos aeroportos do Brasil à frente de muitos dos países em desenvolvimento.

A tabela abaixo compara a infraestrutura dos aeroportos brasileiros com a de outros mercados em desenvolvimento e avançados. A comparação sugere que o Brasil está principalmente à frente de outros países em desenvolvimento da região e em todo o mundo.  Com uma população de 3,8 milhões por aeroporto pavimentado, o Brasil classifica-se à frente da maioria dos países latino-americanos com desafios espaciais semelhantes.  Além disso, o Brasil está bem à frente da China e Índia, apesar destes países terem uma população maior que conta e numerosos centros de negócios representarem um desafio maior de infraestrutura.

graf2 GBTA prevê crescimento de dois dígitos em viagens corporativas para 2014Global Business Travel Rankings 2012

graf3 GBTA prevê crescimento de dois dígitos em viagens corporativas para 2014

Receba nossas newsletters