Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Blogs / Turismo Digital

Desafio da Era Digital: inovar para sobreviver

Vivemos a Era Digital e, às vezes, não nos damos conta de todas as mudanças que vêm ocorrendo na sociedade, nos negócios, nos relacionamentos, comportamentos e etc. As mudanças são tão radicais que nos impõem um novo desafio: inovar para sobreviver no mercado.Se você acha essa afirmação um pouco exagerada, basta parar e pensar como era a sua vida há cinco anos. O que você fazia, os conteúdos (filmes, textos, música, etc.) que consumia, como se locomovia, comprava, como escolhia os serviços, viajava e assim por diante.

O celular resolve grande parte das nossas atividades e existem milhares de aplicativos criados para tornar nossa vida mais prática e economizar tempo. Do transporte, com o Uber, ao entretenimento com a Netflix, passando por Airbnb, iFood, aplicativos dos bancos, companhias aéreas, OTAs, dentre outras, as pessoas mudaram seus hábitos a partir do uso de tecnologia simples, cujos benefícios são fáceis de reconhecer.

Aos poucos nos acostumamos com as facilidades que nossos smartphones oferecem. Um estudo do Google revela que, em média, olhamos para os nossos telefones 182 vezes por dia. E ter tudo a um toque da tela nos deixou mais impacientes e exigentes.

Vivemos a Transformação Digital do Turismo e esse processo não tem volta. Os efeitos doTurismo 4.0 já são sentidos em diversos segmentos da indústria de viagens. Os viajantes (inclusive nós, profissionais do trade) simplesmente adoram poder dispor de tantas facilidades, opções de escolha e manter o controle da sua viagem na palma das mãos. A questão que se coloca, portanto, é: não existirá mais espaço no mercado para empresas que se acomodam, que oferecem mais do mesmo.

Participando de um evento sobre Inovação percebi que a Era Digital nos abre um grande leque de oportunidades, mas também nos coloca algumas armadilhas e desafios.

Uma dessas armadilhas é que a era digital é composta por forças tecnológicas que pressionam as empresas em duas direções radicalmente opostas: à inovação ou ao seu desaparecimento.Essa afirmação pode soar assustadora, um pouco apocalíptica até. No entanto, é a única saída para a sobrevivência dos negócios. Temos que encarar os fatos:inovar é o único caminho para esses tempos em que as mudanças são rápidas e avassaladoras.

Assim, o grande desafio da era digital é buscar a inovação constantemente, criar diferenciais competitivos e acima de tudo atender às vontades dos milhares de consumidores, que cada vez mais desejam, paradoxalmente, a autonomia e a personalização dos serviços.

O Airbnb, por exemplo, surgiu para oferecer acomodações econômicas para os viajantes, em plena crise econômica. Com o tempo, percebeu que mais que os clientes queriam “viver o local como um local” e lançou o AirbnbExperiences, que só em 2018 cresceu 7 vezes em relação ao ano anterior. Agora foi a vez do AirbnbAdventures, plataforma que os viajantes contratam aventuras e expedições e o AirbnbLuxury, com oferta de casas luxuosas, vilas e outras propriedades de luxo.

Inovar sempre foi importante para os negócios. A diferença é que agora a velocidade das mudanças é muito maior e não nos permite focar nos assuntos “pendentes”, relacionados ao dia a dia das empresas. Temos que encontrar maneiras de concentrar nossos esforços nos assuntos urgentes, estratégicos.

Então, para começar a refletir sobre isso, deixo a seguinte pergunta: o que você está fazendo para inovar?

Receba nossas newsletters