Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Blogs / Turismo Digital

Google Travel: qual é o impacto no seu negócio?

Recentemente o Google decidiu facilitar a vida dos viajantes e organizou todas as suas ferramentas de viagens em uma única ferramenta: Google Travel. Ela permite que os usuários planejem suas viagens – de lazer ou trabalho – oferecendo busca de voos (Google Flight), de hotéis (Google Hotels), além de mostrar as atrações turísticas, previsão do tempo e outras informações relevantes para o viajante no início da sua jornada de compra.

A princípio essa facilidade estava disponível apenas para dispositivos móveis, mas agora também para desktops. Em compensação, o aplicativo Google Trips, uma ferramenta mobile bem útil para os turistas foi descontinuado em agosto.Para usar o Google Travel, basta clicar no google.com/travel ou fazer uma busca no Google “hotéis em Barcelona”, por exemplo, para encontrar todas as informações do destino em um único lugar. Se a busca for realizada pelo Google Maps, o usuário também encontra as informações de viagens bem detalhadas.

A grande vantagem do Google Travel é a praticidade de encontrar todas as informações na mesma plataforma. Ao fazer uma busca por voos, por exemplo, São Paulo – New York – São Paulo na data desejada, a ferramenta mostra também um gráfico bem didático com as melhores tarifas, além de apontar se o preço está acima ou abaixo da média para aquele período específico. De lá, o usuário é levado para a compra no site da companhia aérea ou agência online.

Da mesma forma, se o viajante busca hotéis, o Google Travel mostra a relação de hotéise seus respectivos preços, e todas as informações que aparentemente já estão inseridas no Google My Business: características do hotel, localização, fotos e avaliação dos clientes. De lá, o usuário escolhe em qual plataforma deseja reservar.Também é muito fácil planejar o que visitar, a partir do ícone “Explorar”, que mostra as atrações turísticas mais recomendadas pelos viajantes, que por sua vez fazem os reviews no Google Meu Negócio.

O Google Travel parece um assistente pessoal de viagem, e daqueles que te conhece muito bem. Ao identificar nossa origem (aeroporto mais próximo), ele já simula a reserva e mostra os melhores resultados. Quando o usuário tem outras viagens programadas e utiliza o gmail para receber bilhetes aéreos e reservas de hotéis, o aplicativo já adiciona todas essas informações, facilitando o planejamento dessa e das próximas viagens.

Além disso, as buscas recentes, os lugares marcados e os voos pesquisados ficam automaticamente guardados na sua conta do Google. Em breve, será possível incluir reservas de hotéis e restaurantes.Para o viajante conectado, a ferramenta significa mais informação na palma da mão, mais controle e muito mais autonomia nas suas viagens. Para os agentes de viagens, ela é mais um entrave, porque o desafio de mostrar o valor agregado no trabalho dos profissionais fica ainda maior.

Já para os hotéis pode significar, se souberem trabalhar direito, maior número de reservas diretas, diminuindo a importância dos intermediários.Desta forma, as OTAs entram numa disputa ainda mais acirrada entre si e também com os seus fornecedores: companhia aéreas, hotéis e etc.Ainda não está claro se o Google pretende, algum dia, comercializar viagens. Até agora, o Google tem negado qualquer intenção firme de participar de vendas diretas de viagens. Seu modelo de negócios continua focado em oferecer um mecanismo de busca cada vez mais inteligente, que aponta para sites de terceiros e apresenta publicidade em sua plataforma e redes afiliadas.

A PhoCusWright estima que o Expedia Group e a holding Booking.com, sozinhas, investiram em publicidade cerca de US$ 10,6 bilhões em 2018 – mais de 5% da receita mundial do Google. Portanto, a indústria de viagens é bastante relevante para o gigante das buscas. O que sabemos, com total segurança, é que o Google, cada vez mais, reúne milhares de informações sobre os consumidores e aumenta seu domínio e poder sobre a indústria de viagens, em nível global. E certamente esse desequilíbrio de forças entre Google e os players do turismo é bastante assustador…

Receba nossas newsletters