
Nos últimos meses, tenho percebido um movimento lindo e muito significativo no turismo LGBT+ brasileiro: o protagonismo do Norte e Nordeste. Regiões que sempre foram sinônimo de cultura, calor humano e alegria agora estão mostrando também que sabem acolher a diversidade com muito orgulho — e, mais do que isso, estão transformando essa energia em experiências únicas, cheias de cor, afeto e pertencimento.
No Norte, uma das manifestações mais incríveis de diversidade acontece em Belém do Pará, durante o Círio de Nazaré. Sim, no meio da maior festa religiosa do Brasil, acontece também a icônica Festa da Chiquita — uma explosão de cores, música e irreverência. É um ato de fé e de resistência que já virou símbolo da convivência e da pluralidade que o povo paraense carrega no coração. A última edição da festa, que completou os impressionantes 50 anos, recebeu milhares de turistas LGBT+ de várias partes do Brasil, incluindo artistas e famosos.
Já a ilha do amor, São Luís do Maranhão, se enche de orgulho em suas campanhas para atrair os viajantes da nossa comunidade.
Com sua arquitetura colonial, suas festas populares e o charme do reggae maranhense, a capital mostra que o turismo com propósito e respeito à diversidade é também uma ferramenta de desenvolvimento e transformação social.
Em Recife, o movimento LGBT+ pulsa o ano inteiro — e o epicentro dessa energia é a Rua das Ninfas, no bairro da Boa Vista. É ali que a vida noturna gay ferve, com bares, festas e o icônico Metrópole, uma das casas mais tradicionais e respeitadas da cena LGBT+ brasileira. Recife tem uma mistura irresistível de cultura, música e liberdade: o frevo, o brega e o pop convivem em perfeita harmonia, criando um ambiente de celebração e pertencimento. É impossível não se encantar com a forma como a cidade acolhe e celebra todas as formas de amor.
Ainda em Pernambuco, o que dizer de Fernando de Noronha? Além de ser um dos lugares mais deslumbrantes do planeta, o arquipélago se tornou palco de uma das festas mais bonitas e simbólicas do calendário LGBT+: a Love Noronha. Um evento que celebra o amor em todas as suas formas, cercado por um dos cenários mais paradisíacos do mundo. É impossível estar ali e não se emocionar — é como se a própria natureza dissesse: “seja quem você é, e ame sem medo”.
E não dá pra falar de turismo LGBT+ no Nordeste sem celebrar Salvador. O Carnaval da capital baiana é, sem dúvida, um dos maiores símbolos de diversidade do país. Ali, entre trios elétricos e blocos, a gente sente o poder da mistura, do abraço, do respeito. É um lugar onde o amor não precisa de explicação — e o brilho é para todos. Ver Salvador consolidando sua imagem também como destino LGBT+ é inspirador.
E como a Bahia é o mundo, nesse mesmo estado ainda temos Porto Seguro que vem acolhendo muito bem também os turistas da nossa comunidade. É a Bahia sendo a Bahia: generosa, intensa e absolutamente plural.
Mais do que destinos, o Norte e Nordeste têm mostrado que o Brasil diverso que queremos ver já existe — e está de braços abertos, celebrando o amor, a cultura e a liberdade em todas as suas formas.







