Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Redação ME

Arquipélago encantado de Galápagos

O Ministério do Turismo do Equador está realizando uma Press Trip com jornalistas brasileiros e, eu tive a oportunidade de conhecer algumas ilhas do maravilhoso arquipélago de Galápagos.

Nossa primeira parada, na Estação Científica Charles Darwin e Parque Nacional de Galápagos contou com muitas novidades. Observamos as maravilhosas tartarugas gigantes e iguanas marinhas e terrestres. Neste parque mora a famosa tartaruga: “Solitário George” que tem entre 90 e 105 anos, pesa cerca de 225 kg e, de largura mede mais ou menos 1,80m. Realmente impressionante!

Diego tartaruga gigante do Parque Nacional de Galápagos Arquipélago encantado de Galápagos

Diego, tartaruga gigante do Parque Nacional de Galápagos

Fiquei um pouco frustrada de não conseguir tirar uma boa foto do George. Ele estava dormindo, com as patas e a cabeça dentro do casco e quando vimos, achamos que era somente um pedra…Mesmo assim valeu muito a pena!

Depois do parque, fomos por conta própria andar na Avenida Charles Darwin onde fica o calçadão com lojinhas e artesanato local ideal para quem gosta de comprar coisas diferentes. Me encantei com a quantidade de bichos de cerâmica, vidro, pelúcia de todos os tipos. Comprei alguns enfeites de animais, como tartarugas e o pássaro Booby. Depois de uma hora aproveitando o calçadão, partimos em direção ao La Pinta, onde ficaríamos hospedados. No caminho encontramos o pássaro Booby tomando sol no porto e um lindo leão marinho tirando um cochilo. Entramos no bote em direção ao iate e, quando chegamos tínhamos a opção de escolher com quem faríamos os passeios. O grupo de americanos, ingleses, dinamarqueses e australianos era grande, e como só tínhamos nós e os italianos de latinos preferimos fazer toda a excursão com o grupo italiano. Apesar de não falar italiano, acabei aprendendo algumas palavras e, o guia alternava entre o italiano e o espanhol o que facilitou muito.

Na manhã seguinte, parada na Ilha Bartolomé onde fica o cartão postal de Galápagos: Roca Pináculo. Fizemos uma caminhada impressionante pelos vulcões (toda a ilha é formada por pequenos vulcões) e pudemos avistar o belíssimo mar do pacífico intercalando entre as cores: verde, azul e marrom. A Roca Pináculo valeu belíssimas fotos e o sol colaborou muito!

Voltamos ao iate para colocarmos roupas de banho e irmos à praia próxima a Roca Pináculo, a água com temperatura entre 19° e 21° estava cristalina e ideal para boas fotos.

Durante a tarde, parada na Ilha Rubida. Logo no bote já podemos observar uma quantidade enorme de leões marinhos. Cerca de 40, entre machos e fêmeas descansando e dormindo na areia quente. Quando descemos do bote, fiquei impressionada com a aproximação com os leões marinhos. Pude ficar tão perto que nem acreditei. A Ilha Rubida é famosa por sua praia com areia roxa, em razão da formação vulcânica e água transparente. Realmente indescritível.

Pudemos fazer um tour pelo pacífico em um barco com fundo de vidro e vimos muitos peixes, corais, estrelas do mar com várias cores e arraias. Se tivéssemos sorte poderíamos ter visto algum tubarão ou tartaruga marinha.

Durante todo passeio apenas um americano avistou um tubarão durante o snorkel na Ilha Rabida, o que comprovou que provavelmente não tinham muitos nessa época.

No dia seguinte, partimos para conhecer uma das praias da Ilha Espanhola. O mais impressionante, além dos milhares de leões marinhos, eram os filhotes que tinham em média duas ou três semanas. Os bebês chegavam a cheirar nossos pés. Uma interação realmente única ! Do outro lado da Ilha pudemos avistar uma boa quantidade de pássaros, como o Booby, Paloma de Galápagos , Pássaro Nazca e o Albatroz de Galápagos.

O interessante é que o Albatroz de Galápagos só se reproduz nesse lado da ilha, em razão de um grande abismo que possibilita ajudá-los na hora do vôo. Eles são muito grandes e suas asas abertas, medem cerca de 1,70m, o que dificulta a hora do vôo. Depois de uma certa idade, eles correm em direção a esse abismo e voam pelo mundo por sete anos seguidos, quando retornam a Galápagos para se reproduzir. Podemos observar esse “aeroporto natural” e, algumas destas belíssimas aves partindo pelo mundo a fora.

As Ilhas Galápagos são lugares especiais e com uma fauna surpreendente que encanta famílias, idosos, casais e todo ser humano que aprecia a vida e a natureza.

(Ana Elisa Teixeira)

Receba nossas newsletters