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Blogs / Mercado e Seguros

Seguro Viagem ou Assistência ao Viajante?

Uma dúvida ainda muito comum dos turistas é sobre a melhor maneira de utilizar seu seguro viagem. Na hora em que acontece um imprevisto – seja um simples problema intestinal ou algo mais sério, como um acidente de trânsito – o ideal é sempre procurar o serviço de atendimento do seu seguro antes de tomar qualquer atitude.

As companhias que atuam nesse segmento possuem uma rede credenciada de clínicas e hospitais de diversas especialidades, tanto no Brasil, como no exterior.

Em alguns casos, dependendo da sua localização, a seguradora vai enviar um médico até o seu hotel para fazer o atendimento, com toda comodidade e segurança. Neste caso, o turista não precisa pagar nada pelas consultas ou exames.

Porém, apesar dessa orientação, é natural que em um momento de estresse a pessoa queira resolver por conta própria seus problemas médicos.

Se a situação é realmente de emergência e não é possível esperar, o turista pode procurar um atendimento por sua conta. Contudo, neste cenário o viajante terá que pagar as despesas hospitalares e, somente depois que retornar ao Brasil, solicitar o seu reembolso apresentando o “Relatorio Medico” e os comprovantes descritos em contrato.

Hoje não existe mais preocupação com essa dualidade. O caso acima é chamado de “Livre Escolha” e está previsto pela regulamentação 315 da Susep, que entrou em vigor em março de 2016. Essa norma definiu também que todos os serviços de “assistência viagem” se tornassem “seguros de viagem”, e que as despesas médicas, hospitalares e odontológicas se tornassem coberturas obrigatórias.

Essa resolução reuniu o melhor de dois mundos, já que o viajante tanto pode se utilizar da rede credenciada, como também tem a opção de escolher por sua conta aonde ele deseja ser atendido. Vale lembrar que nesse caso é preciso que ele obedeça ao limite de cobertura de sua apólice e faça essa opção por motivo emergencial, nunca por rotina.

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