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Entrevistas

​Integração, profissionalização e tecnologia estão na pauta de Bull

Edmar Bull

Edmar Bull


“Fortalecer a imagem da entidade e gerar maiores resultados”. São estes os pontos de partida do trabalho Edmar Bull (que assumiu a presidência da Abav Nacional no último dia 12 de dezembro) à frente da Associação. Em conversa exclusiva com o MERCADO & EVENTOS, o dirigente falou um pouco mais do seu plano, que prevê 50 ações em dois anos. Uma das estratégias para isso é unificar a comunicação e o trabalho das Abavs estaduais e contar com elas na execução dos projetos. Bull também prevê mudanças para a feira da entidade, mas coloca como prioridades a valorização do agente de viagens e a disponibilização de ferramentas e tecnologia para aumentar a competitividade das agências.

MERCADO & EVENTOS – Você afirmou que a atual gestão tem como meta 50 ações em dois anos. O plano para executar estas ações já foi delineado?
Edmar Bull –
Já determinamos 16 destas 50 metas – as 34 restantes serão construídas contando com a participação das 27 Abavs regionais. Dividimos essas ações em oito projetos prioritários, sendo que quatro deles integram o pilar “Gestão Participativa”, e quatro correspondem ao pilar “Agente Empreendedor”, todos ancorados na estratégia de promover a completa integração entre as Abavs estaduais e a Nacional até dezembro de 2017. Com isso, o objetivo é fortalecer a imagem da entidade e gerar maiores resultados para os agentes de viagens associados. Esse será o ponto de partida do nosso trabalho.

M&E – Quais são as estratégias para envolver o associado e fazer com que ele participe mais do dia-a-dia da entidade?
Edmar Bull –
Esse alinhamento hoje é um desafio, considerando que temos uma base associada grande e heterogênea, com realidades e necessidades bastante diferentes, inclusive entre nossas próprias Abavs, o que acaba sendo um reflexo do mercado em que atuam. Vamos criar um grande banco de dados, com interface web para cadastros e consultas, multiusuário, com acesso seguro, interatividade e integrabilidade; tornar esse banco de dados integrável via XML com os sistemas de RH das agências com muitos colaboradores e organizar campanhas para estimular o cadastro online das informações, com atualizações frequentes.

M&E – Outro pilar citado é “Abav Profissional”.  A entidade passará, ou está passando, por uma reformulação?
Edmar Bull – C
om o Abav Profissional também temos metas bem estabelecidas e uma delas era a contratação de um diretor executivo, um profissional experiente, que tivesse uma visão macro do mercado e disponibilidade para se dedicar integralmente à entidade. João Roberto Lacerda Sabino, conosco já desde o último dia 11 de janeiro, além de se encaixar nessas prerrogativas, tem influência comercial e excelente relacionamento com players dos mais diversos segmentos do setor.  Outro reforço em nossa equipe foi a contratação de Jerusa Hara como supervisora de Eventos, que terá o foco concentrado nas atividades envolvidas na  realização da Abav Expo.

M&E – O que muda nesta “Nova Abav” e o que a chegada desses profissionais impacta no dia-a-dia da entidade?
Edmar Bull –
A vinda do João é porque não consigo fazer tudo sozinho. É um executivo respeitado e que consegue chegar aos canais que precisamos. É um modelo diferente, pois precisávamos de uma pessoa que conhecesse o mercado, companhia aérea, fornecedores e que conhecesse o agente de viagens. No caso da contratação da Jerusa, é importante explicar que nosso negócio não é fazer feira. A organizadora passará a cuidar da feira, montagem e espaço. Nós vamos cuidar do relacionamento com o expositor e da contribuição das nossas Abavs estaduais na feira. Nosso principal desafio é fazer uma feira bonita e moderna.

M&E – Outra afirmação sua é que pretende tornar a Abav uma referência no setor, abastecendo o mercado com dados e números. Este é um dos projetos prioritários? Como vai funcionar?
Edmar Bull –
A Abav já é uma referência para o setor. É raro passar um dia em que não tenhamos alguma pauta na mídia para repercutir, e não apenas em veículos do trade, mas também nos de economia e negócios, o que tem ampliado a nossa visibilidade. É essa consciência que nos faz querer tirar da gaveta um projeto que temos há tempos, que é a criação do Big Data Abav. Tudo passa pelo setor de agenciamento, ou seja, temos um manancial de informações a serem trabalhadas e compiladas e é nesse conteúdo que iremos trabalhar. Promover a depuração e consolidação dos dados estatísticos gerados pelo mercado em geral e pela nossa base associada, mas, particularmente, é uma das metas do pilar Abav Profissional.

M&E – Como você acredita que as ações da Abav poderão impactar no dia-a-dia e nos negócios das agências de viagens?
Edmar Bull –
Vamos organizar grupos de trabalho para identificar as demandas e buscar soluções para os problemas do nosso associado. Estamos confiantes de que isso terá um efeito positivo muito imediato. Essas pautas serão tratadas dentro de fóruns internos, que também já têm um calendário definido – reuniões mensais com toda a diretoria e trimestrais com os presidentes das 27 Abavs.

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