Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Entrevistas

Após 2014 com lucro, Ancoradouro espera taxas maiores de crescimento

Juarez Cintra Filho

Juarez Cintra Filho


O Encontro Ancoradouro 2015 já tem data marcada. A 24ª edição do evento acontece entre os dias 26 e 29 de março no Bourbon Atibaia, no interior de São Paulo. Para este ano são esperados 660 agentes de viagens, número 10% maior do que a edição de 2014, que aconteceu em Campinas e teve a presença de 600 profissionais. O número de salas permanece o mesmo, com 40 fornecedores, incluindo companhias aéreas, destinos, companhias de cruzeiros e serviços.

Em entrevista ao M&E, o presidente do Grupo Ancoradouro, Juarez Cintra Filho, também falou sobre os resultados de 2014 e das perspectivas para este ano. Embora o crescimento tenha sido menor no último ano, tanto a operadora como a consolidadora não deixaram de ampliar o faturamento, a primeira em 5% e a segunda em 1% e, segundo ele, o ano foi de lucro. No entanto, o empresário está otimista para 2015, uma vez que a Copa do Mundo e as eleições foram os principais vilões do último ano.

“Será melhor, sem dúvida. Não teremos esses eventos neste ano e esperamos voltar a crescer entre 15 e 20%”, afirmou. Cintra Filho falou ainda que antes de expandir para as regiões Norte e Nordeste, pretende ampliar a atuação em São Paulo, Rio de Janeiro e Vitíria. Além disso, o E-Fácil Plus, ferramenta de reservas do grupo, ganhará investimentos e novas funcionalidades ainda em 2015. Veja abaixo a entrevista:

MERCADO & EVENTOS – Neste ano o Encontro Ancoradouro volta para Atibaia. Quais são as principais novidades do evento neste ano?
Juarez Cintra Filho –
Não mudamos muito o que já fazemos. Continuaremos com 40 salas e estamos de volta ao Bourbon, que sempre nos acolheu bem. Teremos um crescimento de 10% no número de agentes de viagens, com cerca de 660 participantes, isso porque as filiais de Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo cresceram bastante. Teremos ainda alguns fornecedores participando pela primeira vez, como é o caso da Turkish Airlines.

M&E – Além dos treinamentos, os eventos sociais também são uma característica do Encontro. Já está definido como eles irão acontecer este ano?
Juarez Cintra Filho – 
A dinâmica segue a mesma. O jantar da primeira noite, logo após a abertura, será oferecido pela Azul. No segundo dia teremos o almoço patrocinado pela Royal Caribbean e Celebrity Cruises e à noite o jantar com o show ficam por conta da Tam. No sábado, Santa Catarina irá oferecer o almoço e a festa de encerramento, como já é tradição, ficará por conta da Delta Airlines. O tema deste ano será “Noite de Gala de Carnaval”, onde os participantes terão que ir de fantasia, máscara ou à rigor.

M&E – O que a Ancoradouro apresentará de novidades, em termos de produtos, aos agentes de viagens durante o evento?
Juarez Cintra Filho –
Entre as novidades que serão apresentadas durante o encontro, destaque para os novos programas da Mapa Plus, que estão sendo elaborados. Também teremos inovações no nosso portal de consolidação, que serão lançadas durante o evento.

M&E – Como foi o ano de 2014 para o Grupo Ancoradouro. Houve crescimento na operadora e na consolidadora?
Juarez Cintra Filho –
O ano passado foi o pior em crescimento desde que montamos a empresa. Nunca havíamos registrado menos de 8%. A nossa média nos últimos anos era de 15% na consolidadora e 20% na operadora. Isso aconteceu porque o corporativo caiu bastante e também porque tivemos praticamente três meses a menos de vendas por conta da Copa do Mundo e das Eleições. Na consolidadora, tivemos um incremento de 5% no faturamento e na operadora 1%. Tivemos os meses de junho e julho muito ruins, depois agosto foi ótimo, houve uma retomada até setembro. Mas em seguida, com as eleições em outubro, as vendas caíram novamente. Fechamos com lucro, e isso é importante.

M&E – Qual é a expectativa para este ano? O crescimento deve ser maior?
Juarez Cintra Filho –
Diferente de 2014, neste ano temos 12 meses de vendas. No ano passado, foram praticamente nove. Não tenho dúvida de que será melhor, pois não teremos Copa do Mundo e nem eleições. Esperamos voltar a crescer entre 15 e 20%. Temos ainda muitos mercados para buscar, mesmo nas praças onde já atuamos como São Paulo e o próprio interior. Acredito que até dezembro, a filial paulista ultrapasse a de Campinas. Vamos fortalecer e ampliar Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória no decorrer deste ano para depois olhar para as regiões Norte e Nordeste.

M&E – Quais outras novidades os agentes de viagens podem esperar da Ancoradouro em 2015?
Juarez Cintra Filho –
Estamos fazendo um investimento grande no E-Fácil Plus, Não podemos adiantar ainda, mas os agentes podem aguardar, pois teremos grandes novidades no nosso sistema.

Receba nossas newsletters