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Entrevistas

Lazer e ferramentas digitais são as apostas da Localiza

Eugênio Mattar

Eugênio Mattar


Nos primeiros nove meses do ano, a Localiza registrou um lucro de R$ 300 milhões. A informação é do CEO da companhia, Eugênio Mattar. Segundo ele, a fim de compensar a queda da procura pelo mercado corporativo, a empresa vem investindo, cada vez mais, no segmento de lazer apontando as vantagens da locação de um carro para férias em família e feriados. Outra aposta tem sido em ferramentas digitais. Em 2015 a empresa investiu R$ 10 milhões em desenvolvimento de aplicativos e gadgets a fim de facilitar o acesso dos agentes e consumidores por meio de processos mais agíeis e inteligentes.

M&E – Levando em consideração o momento econômico e a alta do dólar, como o senhor classifica este ano de 2015 para a Localiza? O que podemos esperar para 2016?
Eugênio Mattar –
Como somos uma empresa de capital aberto não divulgamos expectativas. Mas posso dizer que nos primeiros nove meses do ano registramos mais de R$ 300 milhões de lucro. Acredito que 2016 será um ano ainda mais desafiador. Por isso vamos continuar a nos diferenciar com novos produtos. A fim de compensar a leve queda do corporativo, estamos investindo, cada vez mais, na atenção ao cliente e no segmento de lazer com o objetivo de movimentar o turismo interno, tendo em vista o aumento do dólar. Queremos que o produto de locação de carros seja mais atraente para o público de lazer que outros meios de transportes, como táxis, por exemplo.

M&E – Nos últimos meses a Localiza investiu R$ 10 milhões para desenvolver produtos e ferramentas digitais, a exemplo do novo Programa Fidelidade Localiza; Localiza Way; Localiza Express; Business Fácil; Localiza Pass; Localiza Prime e o Carro Conectado. Qual a importância deste investimento? E o que podemos esperar em investimentos para 2016?
Eugênio Matar – É importante se manter atualizado no mercado, principalmente em um momento econômico difícil como este que o Brasil vive. A Localiza nasceu na crise. Sabemos que para vencê-la é preciso se inovar, conhecer a concorrência, melhorar as áreas em que não somos tão fortes e nos diferenciarmos dentro do mercado. O mobile é uma das ferramentas que mais crescem no mundo. Em cinco anos será o principal meio de acesso da população. Por isso temos investido em produtos digitais, que oferecem maior agilidade e facilidade ao cliente. As mídias sociais também receberam altos investimentos pelo poder de comunicação. Para o ano que vem temos diferentes investimentos planejados. O maior deles é em carros, crescendo e renovando a frota. Por exemplo, até setembro compramos 42 mil carros, somando um total de 117 mil automóveis. Um investimento de R$1,5 bilhão.

M&E – A Localiza vai ser a locadora oficial das Olimpíadas, como isso vai funcionar?
Eugênio Matar –
O patrocínio dos Jogos Olímpicos tem uma ação muito restritiva em relação ao uso da marca das Olimpíadas. Quando assinamos o contrato como locadora oficial, passamos a ter o direito de usar as marcas dos aros olímpicos e do Rio 2016 em toda nossa comunicação. Assim, vamos fazer ativações e campanhas para promover o nome da Localiza junto a essas duas marcas. É importante para nós, pois os aros olímpicos estão entre as marcas mais conhecidas do mundo. Vamos fazer ações também durante a corrida da Tocha Olímpica, que percorrerá todas as capitais brasileiras. Inclusive a Localiza vai indicar cinco pessoas para carregar a tocha. Durante os Jogos, nossa ação ficará restrita a atender o Comitê Olímpico e empresas ligadas ao COI (Comitê Olímpico Internacional) e aos COB (Comitê Olímpico do Brasil). Como patrocinadora oficial, a Nissan oferece um número de carro para atender às delegações e outras ações, mas esse volume não é suficiente. Nestas situações, o que a Nissan não conseguir atender, a Localiza vai entrar para suprir a demanda.

M&E – Qual a importância dos agentes de viagens para vocês? Quanto representa a venda de aluguel pelos agentes?
Eugênio Matar –
O agente de viagens é quem fomenta o turismo no Brasil. Por isso, damos atenção especial a esses profissionais, com uma equipe de atendimento voltada para eles. Além disso, contamos ainda com um website voltado para os agentes de viagens: o Web Fácil permite reservas e atendimento para turistas de lazer e corporativo. A plataforma também conta com o canal Multiprêmios, que pontua o agente a cada venda realizada. E esses pontos podem ser trocados por produtos e serviços. Queremos que os agentes aumentem as vendas dos serviços, como locadoras de carros, que hoje ainda é baixa frente à hotelaria e passagens aéreas. Buscamos estimular o agente a incluir em suas vendas nossos mais variados serviços.

M&E – Muitas vezes o hóspede de um hotel utiliza um táxi pela facilidade.  Como a Localiza visa atingir o pessoal que está em hotéis?
Eugênio Mattar –
Estamos estudando parcerias com hotéis para que no momento da reserva, o hóspede possa também reservar um carro. É mais cômodo pegar um táxi, mas quando o hóspede chega ao hotel com o carro já reservado, sua viagem torna-se muito mais completa. Um aluguel de automóvel permite que o turista se desloque para vários lugares. Ainda disponibilizamos o Localiza Way [GPS desenvolvido pela locadora], de forma que o cliente não se preocupe mais com o trajeto ou em se perder porque não conhece o destino. Através da nossa ferramenta de distribuição de conteúdo vamos atingir muito mais hotéis, principalmente aqueles que utilizam GDS. Em 2015 crescemos muito no segmento de lazer e temos observado uma movimentação muito forte em relação aos hotéis. Um hotel cuja parceria está bem encaminhada é o BHG.

M&E – O Uber representa uma ameaça? Como a Localiza pode competir diretamente com o Uber?
Eugênio Matar – A longo prazo, o Uber faz com que o interesse das pessoas em ter um carro diminua. Entretanto, o Uber não consegue atender o cliente em todos os momentos, como durante férias em família, uma viagem para a praia ou no interior, por exemplo. O cliente não vai usar o Uber o tempo todo. Para longas distâncias, o Uber não é ideal. E isso é uma vantagem, pois o cliente vai querer alugar um carro, ter mais liberdade, visitar múltiplos lugares. ​

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