Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

​Brasília é o 5º destino para negócios, eventos e convenções

A Capital Federal subiu uma posição na lista dos destinos nacionais mais procurados para eventos, negócios e convenções pelo público internacional e passou a ocupar o quinto lugar no país, segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo nesta quarta-feira, dia 28.

“Acredito na tendência de Brasília para esse tipo de turismo e temos feito um trabalho intenso para captar cada vez mais eventos para a cidade. Já temos uma agenda extensa que prevê grandes encontros até 2018. A estrutura da cidade é bem propícia, só precisa ser mais estimulada. Estou orgulhoso desse resultado”, comentou o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.

O estudo apontou que 54.511 mil pessoas de outros países chegam à cidade motivadas por negócios, eventos ou convenções – o que significa 48,8% do total de visitantes internacionais; enquanto o lazer atrai 13,7% dos visitantes de outros países e 37,5% procuram Brasília por outros motivos.

O cálculo é baseado em entrevistas realizadas, em 2012, com cerca de 30 mil pessoas, em 15 aeroportos e 10 postos de fronteira terrestre, onde foi reafirmado que as principais origens dos visitantes internacionais de Brasília são Estados Unidos, Argentina, França e Portugal.

“O resultado vai ao encontro dos estudos que realizamos trimestralmente para o Boletim de Monitoramento e reafirma que estamos trabalho junto ao público correto as ações promocionais da cidade”, lembrou a subsecretária de Políticas de Turismo da Setur-DF, Ariádne Bittencourt.

A pesquisa aponta que o turista de negócios e eventos gasta, em média, US$ 126,4 por dia no país, onde permanece por cerca de oito dias, dos quais seis são aproveitados na cidade que receberá o encontro. Em 2012, foram gastos US$ 41 milhões somente em Brasília.

O perfil do visitante internacional que participa de eventos na capital brasileira é majoritariamente formado por homens, entre 41 e 50 anos, com nível superior completo, que se hospedam em hotéis, pousadas e flats e viajam sozinhos.

Este público avaliou a experiência em Brasília como altamente satisfatória e elegeu a gastronomia como ponto de destaque entre os serviços turísticos, os restaurantes como melhor parte da infraestrutura turística e os serviços de táxis como fator positivo da infraestrutura da cidade.

ICCA – Em termo globais, Brasília ocupa a terceira posição em relação aos demais destinos nacionais que mais realizam eventos internacionais, segundo dados da International Congress and Convention Association (ICCA).

A entidade, que é referência mundial neste tipo de pesquisa e usa critérios próprios para fins de comparação, calculou que a capital brasileira recebeu 22 encontros mundiais em 2012, um crescimento de 69% em relação ao ano anterior, a se colocou à frente de outras grandes capitais.

Em termos internacionais, a cidade ocupa está em 26ª no continente, empatada com Miami e Atlanta (EUA) e à frente de importantes destinos turísticos internacionais, como Los Angeles e Las Vegas (EUA), Córdoba (Argentina) e Punta Del Este (Uruguai).

Receba nossas newsletters