Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

​Busca por voos da Europa ao Brasil na Copa é maior do que demanda

.

.


Novas análises realizadas pela unidade de Inteligência de Viagens da Amadeus revelaram que as companhias aéreas não estão aumentando suas capacidades para os meses de junho e julho de 2014 para a Copa do Mundo, apesar do enorme aumento na Europa de buscas por viagens ao país anfitrião.

“Entender como os eventos de larga escala influenciam as tendências de viagens e os comportamentos significa que os participantes em toda a indústria do turismo poderiam estar melhor munidos para tomar as decisões estratégicas e operacionais que suas empresas necessitam em um momento especifico. O portfólio de Inteligência de Viagens da Amadeus oferece aos nossos clientes a possibilidade de acessar os extensos dados da Amadeus, ajudando-os a tomarem a decisão correta, no momento certo”, comentou o diretor e country Sales manager da Amadeus para o Brasil, Mario Ponticelli.

O Rio de Janeiro, que fica somente 350 Km distante de São Paulo, é de longe a cidade mais pesquisada, com 49% de todas as buscas realizadas pelos viajantes europeus. Contudo, quando comparado a São Paulo, que representa 26% das buscas, o Rio oferece apenas metade dos assentos que as companhias aéreas têm programado para os voos vindos da Europa.

Sorteio da fase final aumentou o nível das atividades de busca – As análises de dados das viagens ao Brasil em junho e julho de 2013 registraram um pico significativo em 6 de dezembro de 2013 – dia do último sorteio do torneio – e mostram que as buscas mantiveram-se relativamente fortes pelos dois meses subsequentes. Isso coincide com a segunda fase de vendas de ingressos da Copa do Mundo e o consistente e elevado volume de buscas no período sugere um forte interesse nas viagens ao Brasil para o evento. Além disso, o interesse de busca dos viajantes após o sorteio final de janeiro foi muito maior na Alemanha, Espanha e Itália, quando comparado à Inglaterra e França.

Os dados analisados englobam pesquisas realizadas por meio de agências de viagens on-line e mecanismos de viagens metasearch, que utilizam a solução Amadeus MasterPricer, entre Outubro de 2013 e Fevereiro de 2014.

Embora a maior tendência de busca tenha sido por volta de 6 de dezembro – dia do sorteio final do torneio – o volume de busca também subiu em 16 de Outubro, seguindo a classificação da Inglaterra com um pico adicional registrado no meio de novembro, quando França e Portugal se classificaram.

Rio: o destino mais popular – A análise dos dados referente à programação das companhias aéreas feita pela Amadeus mostra que o nível elevado de procura não se iguala ao aumento da capacidade de assentos das companhias nos voos para o Brasil: companhias aéreas operando rotas entre a Europa e o Brasil aumentaram o número total de assentos disponíveis nos voos em 7% em Junho e 5% em Julho, em comparação ao mesmo período no ano passado. Apesar do aumento de capacidade ser notavelmente mais alto que em 2013 (que viu um aumento ano a ano em assentos de 1% em junho e de 3% em julho), não supera significativamente o aumento médio de capacidade em todo o ano.

A capacidade em junho e julho de 2014 é comparável com os meses próximos – maio e agosto de 2014. Isto contrasta com a tendência evidente, a partir dos dados da pesquisa, que mostram um forte pico de buscas por partidas em meados de junho de 2014, como detalhado no gráfico abaixo.

A diferença em relação às tendências relacionadas às atividades de pesquisa e capacidade de assentos é particularmente notável quando são observados os voos entre a Europa e o Rio de Janeiro. Em toda a Europa, o Rio de Janeiro é, de longe, a cidade de destino mais pesquisada, sendo quase duas vezes mais popular que a segunda cidade mais procurada, São Paulo. O Rio foi parte dos quatro pares de cidade mais buscados: Londres-Rio; Paris-Rio; Frankfurt-Rio; e Moscou-Rio. No entanto, a cidade tem menos da metade do número de assentos disponíveis em voos para São Paulo durante o período da Copa do Mundo. O par de cidades mais buscado – incluindo São Paulo – marca apenas a posição de quinto lugar com a rota Londres-São Paulo.

 

Receba nossas newsletters