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Feiras e Eventos

​Salão Paranaense abre com layout enxuto e cobra apoio do MTur

Roberto Bacovis observado pelas autoridades em seu discurso

Roberto Bacovis observado pelas autoridades em seu discurso


Superando a crise econômica brasileira que afeta todo o trade, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PR) abriu oficialmente nesta quinta-feira (10) a 22ª edição do Salão Paranaense, no Expo Unimed, em Curitiba, com o um layout mais enxuto do que 2015. Na ocasião, o presidente da associação no Paraná, Roberto Bacovis, falou dos desafios que o setor deve superar devido a alta do dólar e as incertezas políticas que estão estagnando a economia do país.

“Talvez este tenha sido o Salão mais desafiador de todos os tempos. Muitos patrocinadores e expositores tinham desconfiança, mas conseguimos o mesmo número de expositores do ano passado com um espaço menor devido ao novo layout que impera em um ambiente onde a maioria dos estandes são básicos. Sentimos também a falta de representantes do Ministério do Turismo e da Embratur. Anos atrás um representante falou que os órgãos sempre estariam presentes, mas não é isso que acontece”, relata Roberto Bacovis.

O presidente da Abav-PR enfatizou ainda que desde meados de 2015 a realização do evento deste ano foi nada fácil. Segundo ele, o Salão já era planejado em uma perspectiva de um ano difícil. “Mas se concretizou”, comera. “Talvez tenha sido o salão mais desafiador para nós. Mesmo assim temos entre os expositores, 27 operadores de viagem, cerca de 30 empreendimentos hoteleiros, 15 destinos, quatro companhias aéreas, quatro entidades de turismo, sete empresas de serviço turístico, uma agência de cambio, cinco atrações turísticas e quatro agências de cruzeiros marítimos, entre outras”, completa Bacovis.

O dirigente fez também um apelo às companhias Tam, Gol e Azul que anunciaram recentemente a redução de sua malha para destinos do Paraná. “Entendemos o momento pelo qual estamos passando, estamos todos no mesmo barco. Esse corte vai limitar o acesso a diversos destinos do Estado, principalmente ao norte do Paraná”, disse.

Pra finalizar,  Bacovis afirmou que a organização do Salão Paranaense de Turismo continua com o brilho e profissionalismo que marcam o evento. “Ainda assim acredito em um público semelhante ao de 2015 – que ficou em cerca de cinco mil pessoas. Ano que vem, teremos um foco maior em negócios como a World Travel Market (WTM).”

Por: Rafael Massadar, de Curitiba (PR)

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