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Feiras e Eventos

6º Salão do Turismo traz 94 roteiros turísticos e estima crescer 10% em vendas

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O Salão do Turismo-Roteiros do Brasil chega a sua sexta edição com uma oferta de 94 roteiros turísticos. Desse total; dez acabam de ser formatados e contemplarão as cinco macrorregiões brasileiras – Norte; Nordeste; Centro-Oeste; Sudeste e Sul. São eles: Observação de Aves em Roraima (RR); Caminhos de Iracema (CE); Roteiro Costa a Costa (CE); Geopark Araripe (CE); Roteiro Cívico (DF); Roteiro Arquitetônico (DF); Percorrendo as Trilhas do Cerrado Mineiro (MG); Circuito Mantiqueira (SP); Curitiba – Cidade Inovadora e Cataratas do Iguaçu (PR); Roteiro Cultural / Gastronômico – Riquezas de Pernambuco (PE).

Ao todo; 394 municípios brasileiros estão incluídos nos roteiros. “Com o Salão do Turismo estamos auxiliando na diversificação da oferta do turismo; construindo uma nova imagem do Brasil e contribuindo para a geração de renda. Queremos mostrar ao brasileiro que é possível viajar e que a viagem é; antes de tudo; uma experiência transformadora”; afirmou Bel Mesquita; secretária Nacional de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo (MTur); durante a apresentação oficial do 6ªº Salão do Turismo realizada nesta terça-feira (21/06); em São Paulo. A entidade investe R$ 10;4 milhões no evento e aguarda a presença da presidente Dilma Roussef  no dia 13 de julho; primeiro dia do Salão do Turismo.

De acordo com o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur; Colbert Martins Filho; atualmente 50% das viagens pelo Brasil são feitas de carro; 13% avião e 8% de ônibus turísticos. “Mais de 100 milhões de brasileiros ainda não viajam motivados pelo turismo. Temos condições de mudar isso. Por isso; o foco da feira será incentivar o consumidor final a comprar viagens”; destacou. Com a realização do Salão do Turismo em julho – o evento acontece entre os dias 13 e 17 no Parque Anhembi -; o objetivo é estimular as vendas de viagens para o segundo semestre e lançar produtos pensando na temporada de verão 2011-2012.

Uma campanha de divulgação do 6º Salão do Turismo já foi iniciada e tem como mote apresentar os preços diferenciados e competitivos dos pacotes de viagens que serão comercializados no evento. “Vamos chamar a atenção para as condições especiais que o Salão irá oferecer. Mais do que aumentar o número de visitantes; queremos gerar novos negócios”; comentou Isabel Bernasque; coordenadora Executiva do Salão do Turismo; mencionando que o MTur também estimulará os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal a mostrarem em seus estandes vivências culturais e artísticas.

Área Comercialização – Esse espaço ocupará 4.680 metros quadrados. Entre as empresas confirmadas estão seis companhias aéreas; seis operadoras de turismo e quatro empresas de transporte rodoviário. “Teremos 80 expositores na área comercial e 580 cooperados”; completou Gisele Lima; diretora da Promo Inteligência Turística; organizadora da sexta edição do Salão do Turismo. No ano passado; essa área movimentou R$ 7;9 milhões e a estimativa é crescer esse número em 10%.

Vitrine Brasil – Nessa área estarão expostas a diversidade do artesanato e das joias e da moda brasileira; bem como o mercado de agricultura familar com 34 expositores. “No espaço da Aventura Segura; além das atividades de rapel e arvorismo iremos montar uma piscina de 12 metros por seis metros de largura para os visitantes praticarem caiaque”; anunciou Barnasque. Também estão previstas 34 manifestações artísticas que se revezarão nos cinco dias de evento e em cinco palcos das macrorregiões e em cortejos pelos corredores. Para a área gastronômica; a Promo fechou parceria com a Associação Brasileira de Gastronomia; Hospedagem e Turismo (Abresi). Em três mil metros quadrados; o Salão traz 27 opções de pratos típicos brasileiros.

Núcleo de Conhecimento – Sob o tema “Experiências e Inovações no Turismo”; o espaço traz 50 atividades; entre palestras; cursos e oficinas. “Teremos oito palestrantes internacionais e quatro apresentações direcionadas para a Copa do Mundo de 2014. “Divulgaremos em detalhes o perfil do turista de Copa do Mundo. A apresentação ficará a cargo do especialista do ministério do Turismo; José Francisco Salles. Posso adiantar; no entanto; que dos 600 mil visitantes estrangeiros esperados durante o evento esportivo; 258 mil estarão em São Paulo”; adiantou Bel Mesquita. A perspectiva; segundo a secretária; é que esse público se desloque por; pelo menos; três cidades; gerando um total de 1;9 milhões de viagens. Somando com os turistas brasileiros; esse índice subirá para 5;9 milhões.

Rodada de Negócios – Além dos encontros pré-agendados organizados pelo Sebrae Nacional; será montada nesse espaço um balcão de promoção e comercialização; onde os empresários que participaram da edição passada do Salão do Turismo terão a oportunidade de contatar o mercado e comercializar seus produtos. “Este ano; vamos priorizar na rodada o turismo náutico; o público LGBT e o Projeto de Integração da Produção Associada ao Turismo. Dados indicam  que o público LGBT; por exemplo; gasta até cinco vezes mais que o turista heterossexual e fica em média cinco dias no destino visitado”; explicou Ricardo Moesch; diretor do MTur.

Espaço MTur Profissional – É uma das novidades do Salão e o objetivo é incentivar o visitante a contratar empresas credenciadas no Cadastur e receber informação sobre os benefícios desse cadastramento. O estande terá 12 estações de atendimento individual sobre os programas do MTur como Bem Receber Copa; Financiamentos de bancos e combate ao turismo sexual. 

    

Ricardo Moesch, Bel Mesquita, Isabel Barnasque e Colbert Martins, do MTur

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