Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Abertura da 6ª Fita é marcada por assinatura de convênios turísticos

Autoridades na cerimônia de abertura da Fita 2012

Autoridades na cerimônia de abertura da Fita 2012

Sob o tema “Oportunidades de Turismo na Amazônia”, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Secretaria de Turismo do Pará (Setur-Pa) abriram na manhã desta sexta-feira (22/06) a 6ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita). “A edição deste ano foi inspirada no novo plano estrátégico do turismo do Pará e que tem por meta posicionar o estado como um destino referência na Amazônia”, afirmou Socorro Costa, presidente da Paratur. Ela destacou a importância da participação de 144 municípios e da realização da Bolsa de Negócios. Para essas reuniões estão confirmadas as presenças de 45 operadoras nacionais e internacionais, com buyers da Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Reino Unido e Martinica, além do Brasil. Do lado dos suppliers, serão ao todo 47 representando as cinco regiões brasileiras. Nas edições anteriores, só haviam profisisonais da região Norte. A Bolsa é coordenada pela Strategic Consulting.

A solenidade de abertura contou com as presenças do governador em exercício do Pará, Helenilson Pontes; do secretário de turismo estadual, Adenauer Góes; do diretor da Embratur, Austerlitz Bringel e de representantes do Banco do Pará e do Banco da Amazônia. Na ocasião, foi lançado o Guia de Grande Belém, com mais de 400 páginas, e assinados dois convênios. O primeiro, entre a Setur-PA e a operadora RDC Férias, prevê a implantação do programa Passaporte Pará, que visa fomentar o turismo interno durante a baixa temporada.  O projeto conta com o apoio do Banco do Pará e Banco da Amazônia.

O segundo convênio foi firmado entre o governo estadual e as entidades – Associação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Abradesa), Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Instituto Vitória Régia. Juntas, elas serão responsáveis pela execução de cursos do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (Peqtur) e que visa qualificar até 2015, de acordo com Adenauer Góes, mais de 10 mil profissionais nas áreas de transporte, gastronomia, gestão, receptivo, hotelaria e artesanato. A ideia é capacitar 2.600 pessoas em 19 municípios paraenses neste primeiro ano de atuação. No ano passado, em programa semelhante foram treinados 1.380 profisssionais. “Temos que ficar atentos para nossa competitividade de mercado”, comentou Goés.

Leila Melo, de Belém

Receba nossas newsletters