Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Abrape: setor de eventos de cultura e entretenimento segue como maior gerador de empregos no país

Show do Leonardo (Divulgação)

índice foi impulsionado pelo desempenho do core business do setor, que abrange atividades como organização de eventos; atividades artísticas, criativas e de espetáculos; atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; atividades de recreação e lazer; e produção e promoção de eventos esportivos (Divulgação/Hopi Hari)

O setor de eventos de cultura e entretenimento continua sendo o maior gerador de empregos no país. É o que dizem os dados do IBGE e do Ministério do Trabalho e Previdência que constam do Radar Econômico, estudo realizado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape). No saldo acumulado entre janeiro e novembro de 2023, o segmento teve um crescimento de 55,8%, enquanto outras áreas como agropecuária (- 12,8%), serviços (-21,7%) e construção civil (-12,5%) registraram decréscimo.

O índice foi impulsionado pelo desempenho do core business do setor, que abrange atividades como organização de eventos; atividades artísticas, criativas e de espetáculos; atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; atividades de recreação e lazer; e produção e promoção de eventos esportivos. Foram geradas 28.059 vagas de empregos, com crescimento de 55,8% sobre o mesmo período de 2022 (18.066). Só no mês de novembro foram geradas 4.624 vagas, o maior índice registrado desde janeiro de 2020.

“Estes resultados refletem a importância de se manter as conquistas do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que permitiu uma rápida retomada do setor após o longo período de paralisação provocado pela pandemia. É fundamental que os avanços do programa sejam mantidos”, reforça o empresário Doreni Caramori Júnior, presidente da Abrape.

Receba nossas newsletters