Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Brasil cresce 12% na BTL e aposta na diversidade turística para conquistar o mercado português

btl Gisele Lima, CEO da Promo (Ana Azevedo/M&E)

Gisele Lima, CEO da Promo (Ana Azevedo/M&E)

LISBOA – O Brasil consolidou sua presença na feira Better Tourism Lisbon (BTL), realizada na FIL entre os dias 12 e 16 de março, com um crescimento de 12% na área ocupada, totalizando 1.400 metros quadrados. A expansão foi conduzida pela Promo Marketing Inteligente, responsável pela montagem dos estandes dos destinos brasileiros, que destacaram a diversidade cultural, natural e de negócios do país.

“A diversidade do Brasil é nosso maior trunfo para atrair o turista português. Crescemos 12%, ocupando uma área total de 1.400 metros quadrados. Isso é reflexo do interesse do mercado europeu em experiências autênticas e sustentáveis, que vão desde o turismo de natureza à gastronomia e cultura”, afirmou Gisele Lima, CEO da Promo.

Diferenciais por estado na BTL

btl Recife é a única capital com estande próprio na BTL (Ana Azevedo/M&E)

Recife é a única capital com estande próprio na BTL (Ana Azevedo/M&E)

Gisele Lima ressaltou que cada destino brasileiro presente na BTL tem um perfil estratégico para conquistar o público europeu.

  • Ceará e Bahia: Líderes em turismo de sol e praia, esses estados apostam também em experiências ligadas à natureza e à religiosidade. “O Ceará tem uma conexão forte com o mercado português, especialmente em Jericoacoara e Canoa Quebrada. Já a Bahia, além das praias, traz o turismo de matriz africana, que dialoga diretamente com a história de Portugal”, explicou Lima.
  • Minas Gerais: Focado no turismo cultural e gastronômico, o estado apresentou suas cidades históricas, como Ouro Preto e Tiradentes, e a culinária mineira, reconhecida mundialmente. “Minas oferece um mergulho na história do Brasil colonial, que tem forte conexão com Portugal. Além disso, a gastronomia mineira é um atrativo à parte para o público europeu”, destacou.
  • Santa Catarina: Com foco em turismo de natureza, eventos e negócios, o estado se consolidou como um destino estratégico após conquistar um voo direto com a TAP. “Santa Catarina tem uma oferta diversificada, que vai desde o turismo de aventura na Serra Catarinense até eventos e convenções em Florianópolis. O voo direto fortalece a conexão com o público português e amplia as oportunidades de negócios”, afirmou Lima.

Terceiro dia da BTL 2025 foca na conexão entre mercados, veja fotos
TAP e Embratur celebram retomada do voo direto entre Porto Alegre e Lisboa durante a BTL
Empetur participa da BTL para ampliar turismo europeu em Pernambuco

  • Alagoas e Paraíba: Ambos estados nordestinos apostam em experiências autênticas de sol e mar, além de turismo cultural. “Alagoas tem praias paradisíacas como Maragogi, enquanto a Paraíba se destaca com o turismo histórico em João Pessoa e as belezas do litoral sul”, comentou.
  • Tocantins: Representando o turismo de natureza e aventura, com destaque para o Jalapão. “O mercado português busca experiências ao ar livre, e o Jalapão, com suas dunas e cachoeiras, tem atraído cada vez mais esse perfil de viajante”, disse Lima.
  • Rio Grande do Sul: Com forte influência europeia, o estado aposta no enoturismo na região da Serra Gaúcha e em experiências culturais em Porto Alegre. “O Rio Grande do Sul traz uma conexão natural com o público português, especialmente pelo vinho e pela gastronomia local, além de ter um perfil de turismo mais sofisticado”, explicou a CEO.
  • Maranhão: Participando pela primeira vez com um estande próprio, o estado destacou os Lençóis Maranhenses, reconhecidos como patrimônio natural pela Unesco. “O Maranhão vem com força, mostrando a beleza única dos Lençóis e a riqueza cultural de São Luís”, afirmou.

O impacto do programa Hosted Buyers

A BTL dá a oportunidade de promover networking com o trade português (Ana Azevedo/M&E)

A BTL dá a oportunidade de promover networking com o trade português (Ana Azevedo/M&E)

Outro fator que impulsionou o crescimento da participação brasileira na BTL foi a abertura gratuita do programa Hosted Buyers para empresários brasileiros, permitindo reuniões estratégicas com operadores portugueses. “Essa foi a primeira vez que o programa foi aberto gratuitamente para o Brasil. Isso trouxe um aumento significativo na presença de DMCs (Destination Management Companies), redes hoteleiras e operadores turísticos, ampliando as oportunidades de negócios”, destacou Lima.

Projeção para 2026

João Assumpção, Gisele Lima e Sérgio Gouvea, da Promo (Ana Azevedo/M&E) btl

João Assumpção, Gisele Lima e Sérgio Gouvêa, da Promo (Ana Azevedo/M&E)

Apesar do crescimento, dois destinos brasileiros ficaram de fora da BTL devido à lotação do espaço, esgotado em setembro do ano passado. “Tivemos um sold out muito cedo, o que mostra o interesse do mercado português no Brasil. Já estamos com as pré-reservas abertas para 2026, e a tendência é que o Brasil continue crescendo na BTL”, concluiu Gisele Lima.

*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.