Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

BTL 2014 confirma 1.000 expositores e espera 65 mil visitantes

Fátima Vila Maior, diretora da BTL

Fátima Vila Maior, diretora da BTL


Está tudo preparado para mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa. Entre os dias 12 e 16 de março, o Parque das Nações recebe um dos principais eventos turísticos da Europa. Na espera de ultrapassar os 65 mil visitantes da edição 2013, a direção da BTL compartilhará as ações turísticas com os profissionais em uma área de 30 mil m². Mais de 1000 expositores já foram confirmados. Além disso, a organização reservou um espaço especial para receber a Convenção Braztoa, missão empresarial promovida pela Abav Nacional.

Nesta edição, destaque para o estado brasileiro do Amazonas. A região fará parte de todas as comunicações oficiais da feira, além de ser o atrativo principal durante a rodada de negócios. Além do Amazonas, marcam presença, pela primeira vez na BTL, as cidades e estados brasileiros de Gramado, Vitória e Pará.

A diretora da BTL, Fátima Vila Maior, conversou com o MERCADO & EVENTOS nesta segunda-feira (24/02), sobre as “boas novas” que a organização prepara para os cinco dias de programação, apenas a 2 semanas do início da feira.

1. Como está a comercialização de espaços na feira e a distribuição dos estandes? Qual é a expectativa para a edição deste ano?

Fátima Vila Maior: “A BTL 2014 vai apostar no segmento Meeting Industry (MI), que terá um maior destaque e exposição no programa de Hosted Buyers. Uma iniciativa que reflete o fato de Portugal ser a porta de entrada para a Europa. Esta fileira tem contribuído para a crescente oferta de novos expositores na feira, como é o caso de operadores e de hotéis, nomeadamente do Brasil. Já em relação a disposição dos pavilhões, o Pavilhão 1, que destina-se a promover o destino Portugal e o Pavilhão 2, que representa toda a área de alojamentos, turismo gastronômico e serviços, já estão lotados. A distribuição dos operadores, dos agentes de viagens, companhias aéreas, parceiros internacionais acontece no Pavilhão 3. A BTL 2014 conta com mais de 1.000 empresas e entidades presentes, das quais cerca de 100 estão presentes pela primeira vez. Nesta edição, o objetivo da organização é ultrapassar os 65 mil visitantes recebidos na edição de 2013.”  

2. Como podemos visualizar a participação internacional na BTL 2014? Existe algum país novo com estande já confirmado?

Fátima Vila Maior: “A participação internacional da feira vem em crescente evolução, ainda mais em países que falam a língua portuguesa, tanto na África quanto na América do Sul. A BTL é a maior feira de turismo da Europa falada em português e um ponto de encontro privilegiado para a apresentação da oferta turística de países como Cabo Verde, Angola e Moçambique, que têm vindo a reforçar a sua presença no evento. A área internacional, concentrada no Pavilhão 3, receberá mais de 30 destinos, entre eles novidades como Filipinas, Colômbia e Panamá.”
 
3. O Amazonas é o destaque Brasil nesta edição da BTL. Como podemos classificar o fato desta região estar sendo explorada na feira?
 
Fátima Vila Maior: “O Amazonas fará parte de todas as comunicações oficiais da feira, além de ser o atrativo principal de uma rodada de negócios com operadores especializados em ecoturismo e natureza. Além disso, é importante citar que Manaus terá um novo voo da TAP e está com uma série de ações conjuntas com a companhia para divulgar o destino. A presença do Estado do Amazonas na BTL 2014 será uma grande oportunidade para comunicar este destino de ecoturismo na Europa, tendo em conta a crescente procura e desenvolvimento deste segmento turístico. O crescimento mundial de viagens ecológicas situa-se entre os 15% e os 25% ao ano. A 26ª edição da BTL recebe, também, como Destino Nacional Convidado a região dos Açores.”

4. A organização da Feira criou o Clube BTL reservado para expositores e profissionais do setor. O que podemos esperar deste produto?

Fátima Vila Maior: “Podemos esperar um espaço que proporcione uma maior dinâmica entre os players do setor, além de uma oportunidade ímpar para discutir e realizar negócios, explorar novos mercados, captar novos clientes, partilhar experiências e conhecer novas ferramentas de trabalho. O Clube BTL é reservado a expositores da BTL de todos os setores e a visitantes profissionais do setor do turismo com influência direta sobre compra ou poder de compra das seguintes áreas: Tour Operators, agentes de viagens, organizadores de congressos e eventos, organizadores de programas de incentivos e negócios, operadores online e comunicação social.”

5. O Brasil está com um representante oficial da BTL. Trata-se da Promo. Como você classifica esta representação internacional?

Fátima Vila Maior: “A Promo, enquanto entidade organizadora da maior feira das Américas (Abav) é um parceiro estratégico importante para a BTL, ao garantir a experiência, o know how, o conhecimento do mercado português e europeu, assim como as condições necessárias para uma boa representação internacional. Acredito que representantes oficiais da BTL em determinados países é importantíssimo para um desenvolvimento congruente e contínuo”.

Receba nossas newsletters