Está tudo preparado para mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa. Entre os dias 12 e 16 de março, o Parque das Nações recebe um dos principais eventos turísticos da Europa. Na espera de ultrapassar os 65 mil visitantes da edição 2013, a direção da BTL compartilhará as ações turísticas com os profissionais em uma área de 30 mil m². Mais de 1000 expositores já foram confirmados. Além disso, a organização reservou um espaço especial para receber a Convenção Braztoa, missão empresarial promovida pela Abav Nacional.
Nesta edição, destaque para o estado brasileiro do Amazonas. A região fará parte de todas as comunicações oficiais da feira, além de ser o atrativo principal durante a rodada de negócios. Além do Amazonas, marcam presença, pela primeira vez na BTL, as cidades e estados brasileiros de Gramado, Vitória e Pará.
A diretora da BTL, Fátima Vila Maior, conversou com o MERCADO & EVENTOS nesta segunda-feira (24/02), sobre as “boas novas” que a organização prepara para os cinco dias de programação, apenas a 2 semanas do início da feira.
1. Como está a comercialização de espaços na feira e a distribuição dos estandes? Qual é a expectativa para a edição deste ano?
Fátima Vila Maior: “A BTL 2014 vai apostar no segmento Meeting Industry (MI), que terá um maior destaque e exposição no programa de Hosted Buyers. Uma iniciativa que reflete o fato de Portugal ser a porta de entrada para a Europa. Esta fileira tem contribuído para a crescente oferta de novos expositores na feira, como é o caso de operadores e de hotéis, nomeadamente do Brasil. Já em relação a disposição dos pavilhões, o Pavilhão 1, que destina-se a promover o destino Portugal e o Pavilhão 2, que representa toda a área de alojamentos, turismo gastronômico e serviços, já estão lotados. A distribuição dos operadores, dos agentes de viagens, companhias aéreas, parceiros internacionais acontece no Pavilhão 3. A BTL 2014 conta com mais de 1.000 empresas e entidades presentes, das quais cerca de 100 estão presentes pela primeira vez. Nesta edição, o objetivo da organização é ultrapassar os 65 mil visitantes recebidos na edição de 2013.”
2. Como podemos visualizar a participação internacional na BTL 2014? Existe algum país novo com estande já confirmado?
Fátima Vila Maior: “A participação internacional da feira vem em crescente evolução, ainda mais em países que falam a língua portuguesa, tanto na África quanto na América do Sul. A BTL é a maior feira de turismo da Europa falada em português e um ponto de encontro privilegiado para a apresentação da oferta turística de países como Cabo Verde, Angola e Moçambique, que têm vindo a reforçar a sua presença no evento. A área internacional, concentrada no Pavilhão 3, receberá mais de 30 destinos, entre eles novidades como Filipinas, Colômbia e Panamá.”
3. O Amazonas é o destaque Brasil nesta edição da BTL. Como podemos classificar o fato desta região estar sendo explorada na feira?
Fátima Vila Maior: “O Amazonas fará parte de todas as comunicações oficiais da feira, além de ser o atrativo principal de uma rodada de negócios com operadores especializados em ecoturismo e natureza. Além disso, é importante citar que Manaus terá um novo voo da TAP e está com uma série de ações conjuntas com a companhia para divulgar o destino. A presença do Estado do Amazonas na BTL 2014 será uma grande oportunidade para comunicar este destino de ecoturismo na Europa, tendo em conta a crescente procura e desenvolvimento deste segmento turístico. O crescimento mundial de viagens ecológicas situa-se entre os 15% e os 25% ao ano. A 26ª edição da BTL recebe, também, como Destino Nacional Convidado a região dos Açores.”
4. A organização da Feira criou o Clube BTL reservado para expositores e profissionais do setor. O que podemos esperar deste produto?
Fátima Vila Maior: “Podemos esperar um espaço que proporcione uma maior dinâmica entre os players do setor, além de uma oportunidade ímpar para discutir e realizar negócios, explorar novos mercados, captar novos clientes, partilhar experiências e conhecer novas ferramentas de trabalho. O Clube BTL é reservado a expositores da BTL de todos os setores e a visitantes profissionais do setor do turismo com influência direta sobre compra ou poder de compra das seguintes áreas: Tour Operators, agentes de viagens, organizadores de congressos e eventos, organizadores de programas de incentivos e negócios, operadores online e comunicação social.”
5. O Brasil está com um representante oficial da BTL. Trata-se da Promo. Como você classifica esta representação internacional?
Fátima Vila Maior: “A Promo, enquanto entidade organizadora da maior feira das Américas (Abav) é um parceiro estratégico importante para a BTL, ao garantir a experiência, o know how, o conhecimento do mercado português e europeu, assim como as condições necessárias para uma boa representação internacional. Acredito que representantes oficiais da BTL em determinados países é importantíssimo para um desenvolvimento congruente e contínuo”.