Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Canal de distribuição e tecnologia são debatidos no Conotel

Debate sobre Canal de Distribuição durante 56º Conotel

Debate sobre Canal de Distribuição durante 56º Conotel


Durante o segundo dia do Conotel, o evento promoveu um debate sobre “Canal de distribuição através da tecnologia e inovação”. Presentes estavam as empresas Google, Sabre e TripAdvisor. Participaram ainda Patrícia Coutinho, da ABIH-MG, Luciano Cordeiro, da ABIH Nacional e o jornalista Luciano Palumbo, editor executivo do MERCADO & EVENTOS. Cada empresa teve a oportunidade de mostrar suas soluções para os hoteleiros estarem cada vez mais próximos aos seus clientes. 


Para Ezequiel Ribeiro, do Sabre, a tecnologia maximiza a receita do hotel. “Com um inventário centralizado fica mais fácil distribuir seu produto de diferentes formas, integra o conteúdo e facilita a estratégia de vendas”, disse. Entre os benefícios ele ainda citou o gerenciamento único, a paridade das tarifas, interface com outros sistemas e atualização frequente. Ele ainda apresentou um estudo que mostrou que 60% dos turistas pesquisam na internet antes de comprar. “7% das reservas de 2013 foram feitas via móbile e 13% em OTA’s. É muito importa para um hotel estar conectado para poder se vender mais e melhor”, comentou.

Já para Marco Jorge, do TripAdvisor, a reputação online é hoje uma necessidade para os hoteleiros. “Metade dos mais de 260 milhões de usuários consultam as avaliações antes de comprar um hotel ou viagem. Por isso é importante estimular os clientes a fazerem suas observações no site. Somos um supermercado de viagem”, disse. Segundo ele, hoje os hóspedes tem uma ferramenta poderosa nas mãos: celular com câmera – onde eles registram tudo e postam na internet. Seja a experiência boa ou ruim, “logo é uma prioridade os hotéis estarem atentos aos comentários na rede e na rapidez de uma resposta”, lembrou. 

De acordo com Vinicius Landucci, do Google, os hoteleiros devem se focar no uso de redes sociais. “O hotel tem que estar inserido nos meios de comunicação, tem que acompanhar o que o público está falando”, falou. Para ele, o uso da internet propiciou um novo modelo de mercado digital – cerca de 625 mil pesquisas sobre viagens são feitas no Google a cada hora -, e que, agora, o fornecedor consegue atingir diretamente seu cliente.
  
Finalizando o debate, Luciano Palumbo, do M&E, falou sobre a relevância do uso da internet pelos hotéis. “Quem está do outro lado [hoteleiros] precisam investir em tecnologias internas e na distribuição online de seus hotéis”, pontuou. Em seguida, reforçou a plenária sobre a importância do uso das redes sociais. Os convidados concordaram que este tipo de mídia é muito importante, porque, dessa forma, o cliente pode diretamente se comunicar com outros possíveis hóspedes, e que o grande desafio de agora é aliar a hotelaria à tecnologia. 

No entanto, para Vadis Luiz da Silva, da Gestour Brasil, os novos sites e aplicativos digitais não alteram o modelo vigente no mercado. “Precisamos de um modelo na internet especializado no turismo, que seja democrático, universal, e que vise apoderar todos os canais envolvidos”, diz. 

Lisia Minelli e Fernanda Fantinel

Receba nossas newsletters