Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Aeroporto de Porto Alegre só deve ser reaberto em setembro

fraport divulgacao Aeroporto de Porto Alegre só deve ser reaberto em setembro

Fraport Brasil em breve vai renovar a suspensão de voos para o Salgado Filho pelo menos até o fim de agosto por conta dos profundos dados causados pelas enchentes (Divulgação/Fraport Brasil)

O Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho só deve retomar suas operações em setembro. Totalmente alagado e com todos os sistemas comprometidos, a previsão é que o aeroporto volte a sua normalidade apenas dentro de alguns meses, como já vimos aqui no M&E. No entanto, de maneira oficial, a Fraport Brasil em breve vai renovar a suspensão de voos para o Salgado Filho pelo menos até o fim de agosto por conta dos profundos danos causados pelas enchentes.

O comunicado, chamado de Notam (Notice to Airman – documento reconhecido internacionalmente para divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas), vai ampliar em mais 90 dias o prazo para que o aeroporto tente voltar à sua normalidade. A concessionária vai comunicar, em breve, que devido às enchentes, o aeroporto não pode ser utilizado para pousos e decolagens. O Notam será publicado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Nesta terça-feira (14), por conta da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou a imediata suspensão da comercialização de passagens aéreas para voos com origem e/ou destino no Aeroporto Salgado Filho. A suspensão abrange todos os canais de comercialização, inclusive sistemas que disponibilizem vendas por terceiros, como agências de viagem e outros intermediários que possam comercializar os bilhetes.

9f17528f 236c 4280 803a 8e1fbe43c1a1 Aeroporto de Porto Alegre só deve ser reaberto em setembro

Mapa da malha aérea emergencial criada para ajudar o Rio Grande do Sul (Divulgação/Anac)

Embora as companhias aéreas tenham criado uma malha aérea emergencial, em parceria com o governo federal, que abrange 116 voos semanais, a importância do Salgado Filho para o transporte de cargas é muito grande. AzulGol e Latam já ampliaram a oferta de voos e assentos para cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A malha emergencial compreende, neste primeiro momento, sete aeroportos no Rio Grande do Sul e outros três em Santa Catarina, como podemos ver abaixo.

Ao todo, a população conta com 88 voos para o Rio Grande do Sul e outros 28 em Santa Catarina. Dos 12 aeroportos existentes hoje no Estado, seis farão parte do plano, além da Base Aérea de Canoas. Neste primeiro momento, serão 53 voos semanais operando nos aeroportos de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana. Florianópolis, Chapecó e Jaguaruna também farão parte do plano.

Receba nossas newsletters