Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Política

Centros de Eventos entregam demandas ao secretário de Turismo de São Paulo

Grupo de Gestores dos empreendimentos estavam acompanhados pelo

Grupo de gestores dos empreendimentos estavam acompanhados pelo presidente e pela diretora de eventos do São Paulo Convention & Visitors Bureau

Na última semana foi realizado um encontro entre representantes dos Gestores dos Centros de Eventos do Município de São Paulo e o secretário municipal de Turismo de São Paulo, Orlando Faria. O grupo de gestores esteve representado por Winston Chagas, diretor do Centro de Convenções Frei Caneca; Toni Sando, presidente do São Paulo CVB; Osnei Augusto, diretor Comercial do Pro Magno Centro de Eventos; Ana Luísa Diniz , diretora geral do Centro de Convenções Rebouças; e Elenice Zaparoli, diretora de eventos do SPC&VB.

Cientes da importância do setor de eventos para o turismo e a economia paulistana, os executivos entregaram ao secretário Orlando Faria um ofício solicitando apoio para a solução de importantes questões – relacionadas a transporte, hospedagem, gastronomia, comércio e serviços. Também apoiam a ação o Centro Fecomércio de Eventos, Expo Center Norte, São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, Transamérica Expo Center e WTC Events Center.

Solicitações

Entre as ações solicitadas ao poder municipal, estão: a alteração do decreto 58.831, para que sejam proibidas as instalações de comércio de rua nos entornos dos Centros de Eventos; redução de ISS para obras nos Centros de Eventos direcionadas a ampliação, reformas e melhorias; alteração na Lei Cidade Limpa para novo enquadramento dos Centros de Eventos, equiparando-os a equipamentos culturais; redução de custo nas passagens para participantes dos eventos e autorização para sinalização informativa dos eventos dos terminais de transporte público; e incentivo fiscal com a redução ou isenção de IPTU para os centros de eventos paulistanos.

Além destes, foram solicitados a alteração do Decreto 49.969, que regulamenta a obtenção de alvarás temporários para eventos, com eventual criação de Poupa Tempo para Eventos; solicitação de apoio do CET na obtenção de uma redução geral dos custos para realização de eventos; e o apoio da Secretaria Municipal de Turismo sinalização Municipal para que todos os Centros de Eventos possam receber imediatamente placas oficiais (marrons) dos locais e espaços para eventos, assim como dos atrativos turísticos em seus entornos.

Contrapartida

Dados do Ministério do Turismo, apurados no ano de 2018, dão conta de que o setor movimentou 854 bilhões de reais, o que representa 13% do PIB nacional. Além dessa contrapartida natural, os Centros de Eventos da capital paulista se comprometem também a apoiar as Centrais de Informação Turística.

Receba nossas newsletters