Na próxima terça-feira (30/08), o Centro de Excelência em Turismo da UnB (CET/UnB) receberá o professor-doutor da Universidade de São Paulo (USP) e vice-presidente da Confederação Nacional do Turismo, Mario Beni, como convidado para proferir a Aula Inaugural do Curso de Turismo. Toda a comunidade acadêmica do CET, assim como de toda a UnB e das demais Faculdades do DF, o trade brasiliense, profissionais do setor e comunidade em geral, estão convidados a assistir à palestra do pesquisador, um dos pioneiros do Turismo no Brasil, às 19h, no Auditório/Módulo Central do CET.
Mário Carlos Beni graduou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (em 1968) e concluiu mestrado em Ciências Sociais, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (em 1981). Quatro anos depois iniciou doutorado em Ciências da Comunicação, com a tese “Sistema de Turismo”, cujas pesquisas deram origem ao Sistur (Sistema de Turismo).
Em 1999, tornou-se professor titular do Departamento de Relações Públicas e Turismo da Escola de Comunicação e Artes da USP. Além disso, frequentou cursos de extensão nas universidades de Cornell (NY), Tóquio e Aix-en-Provence, e nos centros de estudos turísticos de Turim e Madri. Notabilizou-se também como autor de trabalhos técnicos como o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, promovido pelo Ministério do Turismo, e de livros, com destaque para Análise Estrutural do Turismo e Globalização do Turismo – megatendências do setor e a realidade brasileira.
Membro representante das Américas no Conselho de Ética da Organização Mundial do Turismo (OMT), Mario Beni é também membro da International Academy of Tourism, do Conselho Editorial da Annals of Tourism Research/ Wisconsin University, e do Conselho Superior da AIEST/Amforht (Associação Mundial de Formação de Recursos Humanos em Hotelaria e Turismo), que o agraciou com o Turismo Award, em 2004.
O Curso funciona no período diurno, com 40 vagas semestrais e duração de oito semestres. Constituído interdisciplinarmente pelo CET e pelos departamentos de Administração, Economia, Geografia e História; pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Ciências Biológicas, busca, com esse perfil, formar profissionais hábeis para atuar em trabalhos multidisciplinares, na academia e em outras áreas do mercado.