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Destinos / Feiras e Eventos

Conselho Estadual de Turismo da Paraíba apresenta novos investimentos ao trade turístico

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Trade paraibano conhece ações desenvolvidas pelo Governo do Estado no setor de turismo (Divulgação)

O Conselho Estadual de Turismo do Estado da Paraíba reuniu, nesta terça-feira (27), em João Pessoa, os representantes do trade turístico paraibano para discutiram demandas e conhecer as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado no segmento. O encontro aconteceu no Dia Mundial do Turismo, que também foi comemorado.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas informou sobre a contratação de uma empresa de consultoria para realizar um diagnóstico para criar um Plano Estadual de Turismo. Todos os segmentos que atuam no turismo paraibano serão ouvidos para informar sobre demandas e gargalos.

Rosália Lucas adiantou sobre negociações com a Azul Linhas Aéreas para operar um voo para o aeroporto de Cajazeiras, no Sertão, saindo de João Pessoa com escala em Campina Grande. Esse voo, conforme a secretária faz parte de um projeto da companhia, que acredita no potencial econômico daquela região.

O governo projeta também investimento de R$ 35,8 milhões no aeroporto de Patos. O equipamento seria um elo para outras cidades próximas, em uma região com potencial de atender 100 mil passageiros. “A malha aérea regional é fundamental para o desenvolvimento econômico dessa região”, pontuou o presidente da Fecomércio PB, Marconi Medeiros.

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A secretária de Turismo, Rosália Lucas informou sobre a criação do Plano Estadual de Turismo (Divulgação)

Já, para o Porto de Cabedelo, Rosália Lucas destacou o potencial econômico do equipamento, enfatizando o grande volume de mercadorias exportadas e importadas e que está em fase de melhorias, a exemplo da obra de aprofundamento do calado, de 9 metros para 11 metros, o que permitirá atender a atracamento de embarcações de maior porte, como cruzeiros. A ideia é inserir o Porto de Cabedelo como escala nas próximas temporadas da armadora italiana MSC Cruzeiros.

Com relação às rodovias, a secretária informou investimentos na melhoria da malha rodoviária, em especial, na busca de ligar as regiões turísticas. A intenção é trabalhar a interiorização do turismo, buscando atrair turistas para cidades com grande potencial, como Sousa, Araruna, Pilões, Mataraca e Monteiro.  “Pretendemos desenvolver um trabalho para atrair os turistas para o interior do estado, o que irá abrir novos vagas de emprego e renda”, disse.

 

Outro ponto enfatizado pela secretária, são os investimentos em João Pessoa e Campina Grande. Na capital paraibana, o Polo Turístico do Cabo Branco, está atraindo resorts, hotéis e um parque aquático. Obras em resorts com investimentos de R$ 580 milhões vão abrir 650 novos apartamentos e gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. Estão sendo instalados o Ocean Palace Jampa Eco Beach Resort, Amado Bio & Spa Hotel e o Surf World Park.

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Encontro discute demandas com o trade e divulga ações desenvolvidas pelo Governo do Estado (Divulgação)

Já em Campina Grande, a cidade ganha até dezembro de 2023 um Centro de Convenções. A inauguração da primeira etapa do projeto  contará com uma área de 3 mil m2 para eventos e espaço para shows e eventos para 1,9 mil pessoas sentadas. Ao todo, estão sendo investidos R$ 120 milhões, dos quais R$ 72 milhões de recursos do Governo do Estado.

Capacitação e marketing

A presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, também destacou as ações de capacitação e marketing do destino Paraíba. Somente em 2022, afirmou, João Pessoa recebeu mais de mil agentes de viagens em eventos promovidos no Centro de Convenções. Foram eventos da Azul Viagens, FRT e Foco. “Esses são os agentes de viagens que mais vendem nessas operadoras, com expectativa de ampliarmos o número de turistas no período de alta temporada 2022/2023”, disse a executiva.

Ruth Avelino afirmou ainda, que a PBTur esteve presente nas principais feiras de turismo realizadas no Brasil com estandes próprios. Nos últimos quatro anos, até setembro de 2022, foram mais de 50 eventos presentes, o último, promovido na semana passada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

O secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, disse que a prefeitura da capital tem desenvolvido um amplo projeto para tornar a capital pronta para superar as expectativas dos turistas. Os investimentos são em infraestrutura, segurança pública, limpeza e marketing. “Hoje, temos uma política séria de turismo, que prioriza a melhoria dos serviços, sem esquecer das pessoas que residem na cidade. O turismo tem que ser bom para todos”, afirmou.

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