A Feira Internacional de Turismo (Fitur), além de abrir o calendário mundial de eventos de turismo, celebra sua 45ª edição entre os dias 22 e 26 de janeiro no recinto de exposições Ifema, em Madrid, na Espanha. O evento é um marco importante, oferecendo diversas oportunidades para parceiros, clientes e públicos profissionais e finais. A feira se mantém como um encontro contínuo desde sua criação, inclusive durante os anos de pandemia, e consolidou-se como um hub que conecta o mercado turístico latino-americano ao restante do mundo.
“Esse destaque que o Brasil tem na feira é muito importante para demonstrar o trabalho realizado para estar aqui, as alianças estabelecidas com a Espanha, as redes já consolidadas com a Espanha e com o resto do mundo, além de servir como plataforma para continuar nesta trajetória de crescimento.”
“Somos esse momento em que a América Latina, incluindo o Brasil, além da Iberoamérica, claro, já é uma realidade à qual se soma o mercado turístico norte-americano. Sabemos e aplaudimos que a feira já é usada pelas principais potências turísticas da região. Inclusive, posso dizer que a Fitur serve de ponto de encontro para os mercados norte-americano e sul-americano. É certo que outras feiras separam, por assim dizer, essas regiões, mas nós consideramos a América como uma só, servindo como plataforma para que ela se encontre com o resto do mundo”, observa Ángela Viçoso, gerente comercial da Fitur Internacional.
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A executiva considera o Brasil uma das potências turísticas em ascensão e uma das regiões mais dinâmicas, por ser diverso e vibrante — características que a Espanha aprecia profundamente. Como país convidado, Ángela não hesita em afirmar que a Fitur serve para atrair tanto o público quanto negócios, destacando que todo o dinamismo que o Brasil traz para o evento é fantástico.
“A eleição do Brasil como país convidado na Fitur 2025 é uma oportunidade estratégica para fortalecer os laços entre a América Latina e o mercado global”
“Esse destaque que o Brasil tem na feira é muito importante para demonstrar o trabalho realizado para estar aqui, as alianças estabelecidas com a Espanha, as redes já consolidadas com a Espanha e com o resto do mundo, além de servir como plataforma para continuar nesta trajetória de crescimento”, destacou.
Leia abaixo a entrevista completa.
Entrevista Fitur
M&E – Qual ou o que representa para a Fitur o fato de o Brasil participar como País Convidado, e pela primeira vez? A Feira pode projetar-se ainda mais, seja para a América Latina ou para o mundo em geral?
Ángela Lozano – A eleição do Brasil como país convidado na Fitur 2025 é uma oportunidade estratégica para fortalecer os laços entre a América Latina e o mercado global. O Brasil, como um dos destinos mais dinâmicos e diversos do continente, simboliza uma ponte cultural e comercial que beneficia tanto a Fitur quanto a projeção da oferta turística latino-americana no mundo.
Sua participação como País Convidado permitirá destacar a riqueza cultural, natural e gastronômica do Brasil, impulsionando sua visibilidade internacional e promovendo novas oportunidades de negócios. Sem dúvida, essa colaboração reforça a posição da Fitur como plataforma líder para conectar mercados emergentes a atores globais, consolidando sua influência na América Latina e no panorama turístico mundial.
M&E – Em relação aos dados do fluxo turístico entre Brasil e Espanha, após a Fitur, há perspectivas de crescimento nesses números para ambos os mercados?
Ángela Lozano – Brasil e Espanha mantêm uma relação turística em constante crescimento. Aproximadamente 150.000 turistas espanhóis visitaram o Brasil em 2023, representando 79,12% do total registrado no ano anterior. Por sua vez, a Espanha recebeu, em 2023, um total de 565.823 turistas brasileiros, ou seja, 62,59% a mais do que em 2022.
Em âmbito global, o Brasil aumentou o número de turistas internacionais recebidos até outubro de 2024, com um crescimento de 13% em relação ao mesmo período de 2023, segundo a Embratur. A Fitur 2025 pode ser um catalisador para continuar potencializando esses números, ao oferecer um espaço para o intercâmbio de experiências, a promoção de rotas diretas e a criação de alianças estratégicas.
M&E – Quais novidades a Fitur 2025 reserva para esta edição e o que os públicos profissional e final poderão encontrar este ano? Há algo especial que o M&E possa adiantar sobre o Brasil como País Convidado?
Ángela Lozano – Sem antecipar muitas surpresas, podemos adiantar que o Brasil prepara uma destacada presença na Fitur, com um estande vibrante que refletirá sua diversidade cultural, patrimonial e natural. Haverá ativações interativas, apresentações artísticas e degustações gastronômicas que transportarão os visitantes ao coração do Brasil e de todas as suas regiões.
Quanto à Fitur, depois de um 2024 de recordes em todos os parâmetros, destacamos esta 45ª edição, cujo objetivo será consolidar a liderança alcançada ao longo dos últimos anos. Assim, busca-se apoiar a difusão do conhecimento e das boas práticas turísticas que promovam o desenvolvimento sustentável da indústria, além de incentivar o orgulho de pertencimento a um setor-chave para a economia de tantos países e, é claro, a dinamização dos negócios. Em suma, o propósito é retribuir a todos os agentes da cadeia de valor, tanto públicos quanto privados, a confiança depositada na feira, pois, sem esse apoio, a Fitur não seria o que é hoje.
M&E – Quais são os números da Fitur 2025, incluindo a a expectativa de público e de crescimento em comparação a 2024, que já havia superado o recorde anterior de visitantes, além de como o evento está estruturado?
Ángela Lozano- Ainda é cedo para falar de números. Devemos esperar algumas semanas, mas a Fitur 2025 aponta para uma edição de consolidação, na qual posso adiantar que há previsão de crescimento em alguns parâmetros. Repetiremos nove pavilhões: o 1 será dedicado à África, o 3 à América, o 4 à Europa, o 6 à Ásia-Pacífico e ao Oriente Próximo, e os pavilhões 5, 7 e 9 à Espanha. Os pavilhões 8 e 10 serão destinados a Empresas e Travel Technology, com esta última área localizada no pavilhão 8.
Por outro lado, renovamos nossas seções monográficas, com Fitur 4All, Cruises, Sports, LGTB+, Woman, Lingua, Talent, TechY, Know-How & Export e Screen. Em definitivo, a Fitur será uma vitrine das últimas novidades e tendências turísticas, abrangendo todas as empresas e destinos que estarão presentes em seus nove pavilhões, além de ser o cenário-chave para o intercâmbio de conhecimento e boas práticas.