Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Festas juninas agitam destinos em todo o Brasil; veja os destaques

Festividades acontecem até o começo de julho

Festividades acontecem até o início de julho

A última segunda-feira (24) marcou a passagem do Dia de São João, o “santo das festividades”. Essa data é motivo de celebrações por todo o Brasil, com direito a muita cultura típica, dança, música e gastronomia regional. Não é a toa que, somente esse ano, o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo já reúne 119 festejos do gênero, registrados por secretarias estaduais e municipais de Turismo.

“As comemorações impulsionam o turismo, geram divisas, emprego e renda. Tanto que investimos R$ 4 milhões em apoio a vários festejos no país. As festas juninas, depois do Carnaval, são as principais representações da cultura popular brasileira, um produto turístico único, com forte potencial de despertar o interesse pelos destinos nacionais”, aponta o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

NORDESTE

Além das tradicionais festas de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), que atraem multidões ao Nordeste, Aracaju (SE) oferece a festança Forró Caju. Organizada pela Prefeitura Municipal, com apoio do MTur, a festa proporciona quatro dias de shows com bandas locais e nacionais, na praça Hilton Lopes. A programação começou no último domingo (23) e tem atrações programadas nos dias 24, 28 e 29 de junho.

No coração do Nordeste, Salvador investe cada vez mais nos festejos juninos por conta justamente do potencial do destino e pelo sucesso do período de alta temporada. O São João ocorre no Centro Histórico de Salvador, nos espaços do Terreiro de Jesus, Paripe, Largo do Pelourinho e Cruzeiro de São Francisco. O projeto do Governo da Bahia, promovido pela Secretaria de Turismo (Setur) por meio da Bahiatursa, foi batizado São João da Bahia e conta com festa na capital e em cidades das 13 zonas
turísticas. Em 2019, nomes como Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo são destaques na programação.

CENTRO-OESTE

Em Corumbá (MS), uma das portas de entrada do Pantanal, aconteceu o tradicional Banho de São João, entre 20 e 23 de junho. Na ocasião, os “festeiros”, juntamente com seus andores, caminham ao rio Paraguai para banhar a imagem do santo. Depois, os fiéis voltam para o Centro Histórico da cidade, onde é fincado o mastro junino, dando prosseguimento à festa, repleta de barraquinhas, artesanato, danças de quadrilhas, comidas típicas e shows musicais.

SUDESTE

O Arraial de Belo Horizonte (MG), organizado pela Prefeitura Municipal da capital mineira, conta com uma programação que inclui quermesses, circuitos gastronômicos, manifestações culturais, shows em diversos lugares da cidade e a apresentação de quadrilhas, com direito a eleição do melhor grupo do gênero. A agenda inclui ainda shows musicais e a realização de cortejo junino e concurso de culinária, com encerramento no dia 7 de julho.

NORTE

Na região Norte, o 38º Festival Folclórico do Centro Social Urbano do Parque 10, em Manaus (AM), proporciona 24 noites de festa junina. O evento, promovido pela Associação Comunitária da região em parceria com a Prefeitura da capital, começou no dia 8 de junho e segue até 1º de julho, com diversas atrações, entre cirandas, quadrilhas tradicionais e cômicas, cangaços, danças internacionais e outras manifestações artísticas. Pratos típicos e parque de diversões também fazem parte da programação.

SUL

Em Camaquã (RS), cidade que integra a Rota Farroupilha, o dia 24 de junho marca a comemoração da Festa de São João Batista, padroeiro do município. Uma das principais atrações é o acendimento de uma grande fogueira dentro d’água, na Prainha, além de apresentações musicais, de quadrilhas e de uma praça de alimentação com comidas típicas juninas, como pipoca, pé de moleque, maçã do amor, cachorro-quente e quentão, entre outras.

Receba nossas newsletters