Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Festival do Rio reúne amantes do cinema em terras cariocas

Os loucos por cinema já têm um bom motivo para visitar terras cariocas. A cidade que, entre 2010 e 2011, foi o cenário de quase 100 produções estrangeiras, além de muitas outras nacionais, recebe nova edição do Festival do Rio. O evento, que começou no dia 6 e vai até o dia 18 de outubro, continua honrando o perfil de cidade cinematográfica, trazendo anualmente o que há de mais significativo no cinema nacional, latino e mundial. Reafirmando o compromisso de trazer ao público as filmografias de diretores reconhecidos.

Neste ano, há retrospectivas do mestre do terror italiano Dario Argento – em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – e do premiado cineasta húngaro Béla Tarr, além de uma homenagem ao documentarista chileno Patricio Guzmán, que recebe o prêmio Fipresci de Personalidade Latino Americana. Produções dos mais diversos países prestigiam o Festival. E nesta edição será dado um foco especial à Itália, com uma seleção especial de filmes da última temporada.

O público será ainda presenteado por uma ilustre aniversariante, a Semana da Crítica do Festival de Cannes que, ao completar 50 anos, traz ao Rio uma seleção dos melhores filmes brasileiros e franceses exibidos por lá nestas cinco décadas.

E o circuito do Festival do Rio aumenta a cada ano, levando a festa do cinema para outras regiões da cidade. “O Mundo no Complexo do Alemão” vai levar – pela primeira vez – ao Cine Carioca, dentro da UPP do Alemão, a festa de filmes do Festival do Rio, com filmes de vários países. Da mesma forma, o Cine Tela, projeto de tenda de cinema, será montada em Realengo, aberta ao público que verá produções internacionais e nacionais. Estes novos projetos se juntam ao já tradicional Cinema Livre, que ocupa praças e locais em diversas comunidades com projeções públicas gratuitas.

Enquanto a festa acontece nas salas de projeção, o RioMarket congrega profissionais do universo audiovisual do mundo todo. As oficinas, seminários e encontros profissionais serão este ano no Armazém da Utopia, no Cais do Porto, recebendo um público amplo de profissionais do audiovisual, advogados, produtores, publicitários além de estilistas do cinema, fotógrafos, roteiristas entre outros. Um encontro que, durante 10 dias, discute sobre os mais variados aspectos da indústria cinematográfica.

A programação completa você confere no site do festival.

Receba nossas newsletters