Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Festuris tem início com edição acima da meta

Festuris

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris (Eric Ribeiro/M&E)

GRAMADO – A Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) promove, nesta quinta-feira (7), a solenidade de abertura da 36ª edição do evento com expectativa de reunir cerca de 15 mil visitantes e mais de 400 estandes, que representam 2,5 mil marcas. O encontro B2B visa movimentar R$ 400 milhões em negócios, além de gerar um impacto econômico de R$ 50 milhões na região.

“Este é um momento de celebração, com o mundo turístico reunido aqui em Gramado, no Rio Grande do Sul. Agradeço aos mais de 54 destinos internacionais presentes, aos 133 buyers de oito países, à imprensa, aos agentes de viagens e ao trade turístico. Alcançamos nossas metas, com um crescimento de 9% em relação à edição de 2023. O turismo, hoje, é um dos 12 setores estratégicos do estado, sendo destacado como inclusivo. Vale ressaltar que, segundo o Banco Mundial, a presença feminina contribui significativamente para o aumento do PIB per capita em até 20%”, disse Marta Rossi, CEO do Festuris

O destaque desta edição será o turismo do Rio Grande do Sul, com um espaço de 1,5 mil metros quadrados dedicado à promoção de destinos locais, como Gramado, Canela e Bento Gonçalves.”Pela primeira vez conseguimos colocar todos juntos, promovendo o estado como um só, para se reerguerem juntos nessa retomada”, disse Eduardo Zorzanello, sobre a participação dos destinos do Rio Grande do Sul.

A feira inclui áreas específicas, como o espaço Luxury, focado em produtos sofisticados e experiências personalizadas, o Espaço Wedding, dedicado ao mercado de destination wedding, e o Espaço LGBT+, que completa 15 anos e projeta um crescimento de 20% nesta edição. As áreas Business e Innovation também trarão destaque ao turismo de negócios e eventos (MICE), com produtos e serviços apresentados em ilhas temáticas. No Palco de Conteúdo, o evento contará com palestras e painéis liderados por profissionais do setor.

A solenidade de abertura contou com a presença de Nestor Tissot, prefeito de Gramado; Ronaldo Santini, representante do governador Eduardo Leite; Marcelo Freixo, presidente da Embratur; Bibo Nunes, deputado federal, representante do presidente da Câmara Arthur Lira; Silvana Covatti, deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar do Turismo; e Fábio Pinheiro, diretor do Ministério do Turismo, que representou o ministro Celso Sabino.

Também marcaram presença Milton Zuanazzi, representante do ministro Paulo Pimenta; Ana Carolina Dias Medeiros de Souza, presidente da Abav Nacional; Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa; Jurema Monteiro, presidente da Abear; Alexandre Sampaio, presidente da FBHA; e Carla Patrícia Cabral da Fonseca, diretora vice-presidente da Gol.

O evento ainda contou com Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal; Aldo Artur Siviero, presidente da Fenactur; João Augusto Machado, presidente da Abav-RS; e Evandro Novak, presidente da Abrajet Nacional, reforçando a importância da cerimônia para o setor.

Apoio da Embratur e iniciativas digitais

Marcelo Festuris tem início com edição acima da meta

Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Eric Ribeiro/M&E)

A Embratur apoia o Festuris 2024 como parte de sua estratégia de promoção internacional, incentivando a retomada do turismo no Rio Grande do Sul após enchentes recentes. A agência promoverá um famtour com operadores latino-americanos para fortalecer parcerias com empresas brasileiras. “O Festuris é uma vitrine que gera muitos negócios e oportunidades. Apoiar o Festuris é também apoiar o Rio Grande do Sul”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

“Este é o momento de reafirmar o compromisso do Governo Federal com o Rio Grande do Sul e reconhecer a força com que vocês reagiram. É claro que esta tragédia entra para a história, mas também entra a forma extraordinária como vocês enfrentaram a adversidade. Foi um ato de amor à terra, à história e aos vínculos com um Estado que sempre teve uma trajetória de luta e resistência. Foi emocionante desembarcar no aeroporto e ver os esforços locais em ação. Parabéns pelo que vocês fizeram e continuam fazendo. Ainda há muito a ser feito, mas cabe a cada cidadão e a cada autoridade manter o compromisso com a recuperação do Rio Grande do Sul. O exemplo de resiliência de vocês entrará para a história do Brasil.

Independentemente das diferenças, na hora de reconstruir o Estado, precisamos agir com humanidade e solidariedade” disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

O executivo ainda ressaltou o potencial do segmento, dizendo que o turismo é um setor que promove diálogo, inclusão e gera oportunidades.

“O turismo, que hoje representa 8% do PIB brasileiro, tem potencial para crescer ainda mais. Em 2023, batemos todos os recordes de receita com o turismo internacional, arrecadando 6,9 bilhões de dólares. Este ano, esperamos superar essa marca e alcançar um número histórico de turistas estrangeiros no Brasil.

Nosso desafio é transformar este momento positivo em uma tendência permanente. Isso requer políticas públicas que não dependam de governos ou pessoas específicas, mas que fortaleçam o setor e garantam um crescimento sustentável. O turismo é uma poderosa ferramenta para a geração de emprego e renda, especialmente em um país com tamanha diversidade como o Brasil”, endossou.

*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.