Durante os quatro dias da Feira Internacional de Turismo (FIT) Pantanal foram gerados cerca de R$ 12 milhões entre artesanatos vendidos, produtos da agricultura familiar comercializados e expectativas de volume de negociações nas rodadas nacionais e internacionais dos destinos turísticos de Mato Grosso.
O Sebrae promoveu rodadas de negócios com o lançamento de dez roteiros turísticos envolvendo 11 municípios, com 52 empresários envolvidos diretamente e 53 indiretamente, gerando R$ 10,2 milhões em expectativas de negócios com operadores de turismo de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Também foram gerados negócios internacionais no valor R$ 1,2 milhão com operadores de turismo da Alemanha, Estados Unidos, Chile e Canadá.
No Salão do Artesanato participaram 15 municípios que totalizaram R$ 98 mil em vendas, enquanto o espaço de exposição e vendas de produtos destinados à agricultura familiar registrou um faturamento de R$ 350 mil. A Secretaria Adjunta de Turismo da Sedec trouxe 36 municípios, que tiveram a oportunidade de dar publicidade aos seus potenciais e produtos turísticos.
“Foi um show a nossa FIT depois de 5 anos sem realizar o evento de forma presencial e já temos a data da FIT Pantanal 2024. Ela será realizada de 03 a 06 de maio e contamos novamente com a parceria do Governo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa, Sebrae e o trade de turismo”, adiantou o presidente do Sistema Fecomércio, José Wenceslau Júnior.
O secretário adjunto de Indústria, Comércio e Empreendedorismo da Sedec, Paulo Leite, destacou que a FIT Pantanal foi um sucesso e a tendência é se tornar ainda maior, especialmente com a execução de projetos para o setor que estão sendo desenvolvidos, como as orlas turísticas, o mirante em Jaciara, Parque Novo Mato Grosso, a infraestrutura já anunciada para o distrito de Bom Jardim, em Nobres, além da possibilidade de concessão do Parque de Chapada dos Guimarães para o Governo do Estado.