Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Fitur 2024: Geoparque Seridó divide espaço com Geoparques Mundiais no estande da Unesco

 

Solange Portelasecretaria de Turismo RN Fitur 2024: Geoparque Seridó divide espaço com Geoparques Mundiais no estande da Unesco

Solange Portela, secretária de Turismo do RN Foto: Eric Ribeiro/M&E

MADRI – O Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte, divide o “espaço geoparques” da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Pavilhão 7 nesta edição da Fitur 2024. Janaína Mederios, gerente executiva do segundo geoparque chancelado no Brasil pela organização, recebe os profissionais interessados em conhecer os sítios arqueológicos milenares da região.

Com investimentos de R$ 2,5 milhões, o RN lançou o Programa de Fortalecimento do Turismo no Território do Seridó Geoparque Mundial da Unesco e a pavimentação do trecho da estrada que interliga os municípios de São Tomé e Cerro Corá, que junto com Acari, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas, estão envolvidos no projeto e fazem parte do geoparque.

Com objetivo impulsionar o turismo na região, o programa está em sintonia com a política do governo do Estado de interiorização do turismo. “Esse projeto já vinha sendo sonhado há tempo, e em 2022 alcançamos inserir o Seridó na lista de geoparques da Unesco. O conceito de geoparques é o de um mundo com sustentabilidade, com inclusão social”, observou a secretária estadual de Turismo, Solange Portela.

A Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte (Setur) estima em aproximadamente 10 mil o número de pessoas que visitam anualmente o parque, incluindo turistas estrangeiros, principalmente da América do Sul e Portugal.

“Há um compromisso do governo do Estado de fortalecimento desse equipamento turístico e fazer dele um produto de transformação da região”, disse a secretária, acrescentando que o destino está sendo tratado dentro das políticas de sustentabilidade e preservação e preparação das comunidades locais para receber os visitantes.

FÓRUM MUNDIAL – Portela adiantou que no primeiro semestre deste ano o Geoparque Seridó vai receber o Fórum Mundial de Geoparques com representantes de seis geoparques de Portugal e outros cinco geoparques brasileiros. O lançamento formal acontecerá durante a Bolsa de Turismo (BTL) de Lisboa, entre 27 de fevereiro e 3 de março. “Será uma oportunidade de dar maior visibilidade à região do Seridó, discutir estratégias e trabalhar na organização e promoção do destino”, explicou.

Essa visibilidade internacional favorecerá o desenvolvimento da região, principalmente por meio de práticas turísticas sustentáveis, aliadas a melhorias na educação e na conservação dos patrimônios.

GEOPARQUE SERIDÓ – O Geoparque Seridó representa um importante marco para o turismo sustentável no Rio Grande do Norte e principalmente para o Brasil, destacando-se como uma área geográfica única e unificada, comprometida com a proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Com a sinalização em andamento e os esforços contínuos de promoção e desenvolvimento, o Seridó Geoparque Mundial da Unesco está preparado para se tornar um destino turístico de referência no cenário nacional e internacional.

Abrangendo uma área de 2.800 km² no semiárido nordestino, o Geoparque engloba seis municípios e possui uma rica diversidade geológica, além de manter viva a memória cultural por meio de práticas tradicionais, museus e centros culturais.

A secretária também destacou a concessionária Zurich Airport Brasil que, a partir de 19 de fevereiro passa a operar o Aeroporto Internacional de Natal. “Estamos na expectativa principalmente de ampliação da malha aérea com novas frequências e companhias aéreas aqui para Natal, incluindo o Aeroporto de Mossoró. No interior, Mossoró recebe desde janeiro voos da Voepass (Latam) ligando o destino com Natal e Fortaleza, e também conta com voos da Azul há mais de um ano, para o Recife e Natal”, explicou.

O M&E viaja com proteção GTA.

Receba nossas newsletters