Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Força Nacional atuará nas sedes para evitar protestos durante a Copa

É melhor prevenir do que remediar. Parece que é desta forma que pensa Governo Federal, tanto que formou uma tropa de choque de 10 mil homens que irá apoiar as polícias militares nas 12 cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. O intuito é conter protestos violentos durante o evento, evitando manifestações como as realizadas entre junho e julho de 2013, período no qual o país sediou a Copa das Confederações.

Criada em maio de 2007 por uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Força é composta por PMs, policiais civis, bombeiros e peritos de todos os estados, que são voluntários e passam por um treinamento diferenciado antes de serem enviados para missões excepcionais e de caráter temporário.

A Força atua sempre com caráter temporário e sob portaria publicada no Diário Oficial pelo Ministério da Justiça. Para os protestos de 2014, a Força adquiriu um minirrobô espião, que vai monitorar militantes do black bloc: pequeno e de borracha, ele se infiltrará durante os atos de violência para realizar filmagens e auxiliar na investigação dos envolvidos.

Receba nossas newsletters