A 16ª edição do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, maior evento técnico-científico das Américas, começa na próxima quarta-feira (30), em Foz do Iguaçu (PR), com a apresentação de trabalhos, minicursos e oficinas. O objetivo é reunir estudantes e professores universitários de diversos segmentos das áreas do Turismo, Hotelaria e Gastronomia de todo o Brasil, fomentando a produção científica e possibilitando esse relacionamento direto com o mercado do turismo.
Na quinta-feira (1º), às 14h, no Rafain Palace Hotel & Convention, serão realizadas oficinas e minicursos com vagas limitadas. As inscrições podem ser realizadas na secretaria do evento. Confira as opções:
Oficina de Técnica Legislativa: Problematizando e Propondo a Proteção do Patrimônio Cultural – “Planejamento, Política Pública e Governança de Turismo”, com Alan Dutra de Melo. Trata das formas de proteção do patrimônio cultural via legislativa. É importante para os profissionais com atuação na área possam identificar como um bem pode receber amparo legal em uma ou mais esferas da federação. A temática em questão possui relevância para a formação em Turismo devido à importância desta competência dentro do planejamento turístico.
Cerveja e Chocolate: Uma harmonização – Gastronomia”, com Antonio Agaildes Sampaio. Harmonizar é somar partes diferentes e/ou semelhantes para trazer ao paladar uma nova experiência. Esta oficina tem o intuito de desmistificar a união de sobremesas com cervejas e levar aos e às ouvintes uma experiência ímpar, passível de reprodução em seus lares.
Elaboração de Guia Turístico – “Marketing e Serviços Turísticos”, com Raquel dos Santos Vieira. O minicurso “Elaboração de Guia Turístico” tem como objetivo habilitar o participante a desenvolver, nas destinações turísticas de origem, um guia turístico municipal, que contribua com a promoção do respectivo destino
A Nova Era Da Experiência – “Marketing e Serviços turísticos”, com Thais Bandinelli Vargas Lopes de Oliveira. O minicurso ‘A Nova Era da Experiência’ busca o despertar da consciência de se implementar a hospitalidade no dia a dia da operação turístico hoteleira e da importância de oferecer experiências transformadoras e memoráveis! Ao fazer um retrospecto da progressão de valor econômico, o minicurso discute a evolução do Marketing, associada à evolução do Consumidor e da Economia da Experiência, falando sobre como hoje é essencial termos as pessoas no foco das estratégias dos negócios, a fim de demonstrar o que o momento atual requer à título de posicionamento de marca e oferta de serviços.