
Entre junho e julho os turistas que visitarem a Mantiqueira terão o festival como mais uma opção gastronômica (Divulgação/Festival Gastronômico Sabores da Montanha)
O 3º Festival Gastronômico Sabores da Montanha será realizado entre 6 de junho e 27 de julho de 2025, em municípios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. As inscrições para estabelecimentos interessados estão abertas até 18 de maio e podem ser realizadas pelo site oficial do evento.
Segundo Reginaldo Pupo, gestor do Grupo Sabores, que organiza o festival, o objetivo principal é valorizar a gastronomia regional, destacando a diversidade de insumos e produtores locais. “O evento é aberto a qualquer tipo de estabelecimento do segmento gastronômico, desde pastelarias até vinícolas premium, permitindo uma ampla divulgação da cultura culinária da região”, explicou.
Participação e público-alvo
A edição deste contará com restaurantes, cafeterias, bistrôs, cervejarias, docerias e outros estabelecimentos da área gastronômica. O evento acontece durante a temporada de inverno, que atrai entre 2,5 milhões e 3,5 milhões de turistas à Serra da Mantiqueira, conforme estimativas das prefeituras locais.
Além de ser um atrativo para turistas de diversas regiões do Brasil e do exterior, o festival é uma oportunidade para os estabelecimentos ampliarem sua visibilidade e atraírem novos clientes em um período de alta movimentação econômica na região.
Divulgação e ações promocionais
A organização do festival realizará ações de degustações em pontos turísticos da região, promovendo os estabelecimentos participantes. Press trips também estão programadas a partir de março, com a participação de jornalistas, influenciadores digitais e ex-participantes de programas gastronômicos. Essas iniciativas visam gerar mídia espontânea e ampliar o alcance do evento.
O festival será realizado no formato indoor, limitando-se aos espaços dos próprios estabelecimentos participantes. Esse modelo proporciona maior controle de qualidade, segurança alimentar e comodidade para os clientes, além de aumentar a chance de fidelização e o ticket médio dos negócios envolvidos. Em 2024, o festival alcançou R$ 2,1 milhões em mídia espontânea, demonstrando o potencial de promoção que a edição de 2025 pode oferecer aos participantes e parceiros.