Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

México: case de turismo e gestão de crise

.

.

O México; que recebeu 86;2 milhões de turistas estrangeiros em 2009; virou case de sucesso no turismo e também na gestão de crise após a gripe suína que assolou o país no ano passado. Gloria Guevara Manzo; ministra do Turismo do México abriu o painel “Turismo Inovador”; o último do Encontro Global de Viagens & Turismo; e contou um pouco da experiência mexicana na área.

Segundo ela; três são as prioridades do governo: garantir a experiência de viagem prometida; facilitar os investimentos no turismo e trabalhar a sustentabilidade. Para alcançar seus objetivos; o México possui um plano bem estruturado; dividido em antes; durante e após a viagem. O primeiro conta com itens como o alinhamento de todos os players da indústria; visto; promoção; produto diferenciado e segmentação.

A segunda parte do planejamento diz respeito a: língua; com toda a estrutura turística em francês; espanhol e inglês; traveler ombudsman; um canal para que o viajante seja ouvido; embaixadores do turismo; estudantes que recebem os turistas no aeroporto; suporte na estrada e facilidade de entrada no país. Por fim; após a viagem; o ministério do Turismo conta com testemunhos; pesquisas e a imprensa como fonte de informação.

“Em 1970; não existia nada em Cancún; que era somente um destino em potencial. Hoje ele conta com 11 milhões de visitantes por ano e 30 mil quartos de hotel. Tal sucesso não é alcançado sem planejamento”; lembra a ministra. Segundo ela; a gripe suína contribuiu para a queda de 92 milhões de turistas em 2008 para 86;2 milhões em 2009: “Nada; no entanto; que já não esteja sendo recuperado; no primeiro trimestre deste ano já recebemos 22 milhões de visitantes”; afirma.

Gloria Guevara Manzo, ministra do Turismo do México abriu o painel Turismo Inovador

Receba nossas newsletters