Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

MTur participa de eventos sobre Destinos Turísticos Inteligentes em Montevidéu

Daniela Carneiro ministra do Turismo Divulgação 2 e1689037922187 MTur participa de eventos sobre Destinos Turísticos Inteligentes em Montevidéu

Daniela Carneiro, ministra do Turismo (Divulgação/MTur)

Pasta mediou painel no Seminário Internacional sobre Destinos Turísticos Inteligentes “Turismo 360” e esteve na reunião da Rede Iberoamericana de DTI, onde foi momento de o Rio de Janeiro (RJ) ser reconhecido como novo membro

O Ministério do Turismo participou, nos dias 6 e 7 de julho, do Seminário Internacional sobre Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) – Turismo 360, em Montevidéu, Uruguai, para mediar um painel de governança sobre esses destinos.

A Pasta foi representada pela Coordenadora de Inovação e Apoio à Transformação de Destinos Turísticos da Coordenação-Geral de Planejamento, Inteligência e Inovação no Turismo do MTur, Bárbara Blaudt, que mediou o segundo dia, na Jornada de Gestão.

O seminário teve como objetivo divulgar o modelo DTI e realizar uma troca de experiências entre representantes de 85 cidades de mais de 15 países: Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Nicarágua, México, Cuba, Espanha, entre outros.

A Jornada de Gestão do DTI, moderada pelo MTur, trouxe para a discussão as “chaves para a transição para o modelo DTI: o caso da Comunidade Valenciana”, “qualidade com altura. Sistema de qualidade do turismo na cidade de Bogotá” e “desafios e realidades de um destino turístico inteligente”.

As apresentações foram realizadas por representantes David Giner Sánchez, do Instituto Valenciano de Turismo (ESP), Paola Sánchez Prieto, do Instituto Distrital de Turismo de Bogotá (COL), e Stefanía Doglioni, da Secretaria de Turismo de Cali (COL), respectivamente. O evento também foi oportunidade para falar sobre a Jornada Acadêmica do DTI, debate que aconteceu em 6 de julho.

Além do Seminário, o encontro proporcionou, aos representantes das nações, troca de aprendizado e experiências, transferência de conhecimento, além de boas práticas para os temas turismo, governança, sustentabilidade, inteligência turística, tecnologia, inovação e acessibilidade.

O evento foi uma iniciativa da prefeitura de Montevidéu em coordenação com a Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação (UdelaR) e a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu, com o apoio da Segittur, da Rede Iberoamericana de Destinos Turísticos Inteligentes, do Instituto Cidades do Futuro, da Associação de Turismo de Montevidéu e da Associação Uruguaia de Hotéis e Restaurantes.

RECONHECIMENTO – No sábado (08.07) foi dia de reunir os representantes latino-americanos da Rede Iberoamericana de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Além do MTur, da parte brasileira estiveram presentes também representantes de Curitiba e Belo Horizonte, Destinos Turísticos Inteligentes em Transformação no Brasil e que já fazem parte das Rede Iberoamericana.

Além disso, a reunião foi momento de o Rio de Janeiro (também presente no encontro) receber o reconhecimento como novo membro da Rede Iberoamericana de DTI. A ação aconteceu durante a Comissão Plenária da Rede.

“Tanto o Seminário quanto a participação na Rede só comprovam que as cidades brasileiras têm um potencial gigante como destinos de inovação. Parabenizo as cidades brasileiras que estão no caminho para se tornar um DTI e parabenizo em especial o Rio de Janeiro pela entrada como membro dessa Rede tão importante para o nosso setor”, ressaltou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

 

Receba nossas newsletters