Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Política

MTur reforça compromisso em posicionar o Brasil como país seguro para turistas

d05b4d69-b2f4-473b-b9cd-61d12ff41ac0

Carlos Brito destacou os esforços do Brasil em posicionar o país como um destino seguro (Roberto Castro/MTur)

O ministro do Turismo, Carlos Brito, reforçou o compromisso em posicionar o Brasil como um país seguro para voltar a receber turistas durante o Seminário sobre o Código Internacional para a Proteção dos Turistas, que encerrou a 67ª reunião da Comissão Regional das Américas (CAM) da Organização Mundial do Turismo (OMT), em Punta del Este, no Uruguai, que também contou com a presença do presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

“O Brasil está de braços abertos para receber investimentos e turistas e, desta forma, ampliar o fluxo turístico entre os nossos países, de parte a parte”, declarou. “E esta crescente aproximação certamente renderá excelentes resultados para todos nós”, completou o ministro Carlos Brito.

O painel abordou os desafios e oportunidades específicos para a recuperação do setor de turismo, com a troca de experiências, debates para a formulação e implementação de políticas e leis nacionais para a proteção de turistas como consumidores, além da harmonização de padrões mínimos a nível internacional através da aplicação do Código Internacional para a Proteção do Turista nas Américas.

Ao final dos debates, Silvio Nascimento fez um balanço da participação da comitiva brasileira. Para ele, é essencial reforçar os laços com os participantes para aumentar o fluxo de turistas entre os países. “Asseguramos o potencial turístico no pós-pandemia, restauramos a confiança e reafirmamos a nossa parceria. Portanto, encerramos nossa participação no Uruguai com a sensação de dever cumprido e a certeza que nosso país saiu mais fortalecido no encontro mundial do turismo”, completou.

Código Internacional Para Proteção dos Turistas

Adotada pela resolução 732 da Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, o Código Internacional para a Proteção ao Turista fornece orientações quanto à política, legislação e práticas regulatórias para todos aqueles, no setor público e privado, que têm obrigações, responsabilidades, deveres e direitos relativos aos temas elencados.

Dirigido aos governos, entidades públicas e privadas e aos próprios turistas, o Código visa restabelecer a confiança dos consumidores e tornar o ambiente de viagem mais atrativo, criando uma sensação de segurança para os viajantes e melhorando as relações contratuais entre os prestadores e os destinatários dos diversos serviços turísticos.

Receba nossas newsletters