Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Observatório do Turismo: Foz do Iguaçu terá site com dados e pesquisa do Brasil, Argentina e Paraguai

José Parente, presidente da Embratur, Marcio Favilla, da OMT, e Licerio Santos, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz (Foto: Eric Ribeiro)

José Parente, presidente da Embratur, Marcio Favilla, da OMT, e Licerio Santos, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz (Foto: Eric Ribeiro)

FOZ DO IGUAÇU (PR) – O Instituto Polo Internacional Iguassu (IPTI) assinou na manhã desta quinta-feira (16/06) uma carta de intenções junto à Organização Mundial do Turismo para a criação do Observatório de Turismo Trinacional Iguassu. O objetivo do observatório é compilar informações dos destinos de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai) e desenvolver pesquisas próprias como forma de planejamento, gestão e monitoramento do setor turístico para o desenvolvimento da região.

Com a carta o Instituto se compromete a monitorar informações e atrair parceiros para o projeto. O documento ainda possibilita um intercâmbio de ações e práticas junto aos 11 Observatórios do Turismo da OMT. O projeto também lançará um site, previsto para julho, com informações e dados ligados ao turismo dos três destinos.

Fernanda Fedrigo, diretora-executiva do Polo Iguassu, é essencial um observatório para qualquer destino que queria trabalhar de forma profissional. “Trabalhamos ainda muito com o ‘achismo’. O observatório é uma necessidade da nossa região. A carta de intenções da OMT nos traz mais apoio e expertise. Queremos firmar uma parceria de convênio para termos recursos para iniciar o Observatório. Temos um grande problema de pesquisas no setor. O Ministério do Turismo, por exemplo, não tem nenhuma linha que aprovem projetos desse âmbito”, enfatiza.

O Observatório Trinacional é coordenado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu, Fronteiras Cooperativas, Paraná Turismo, Foz do Iguaçu Destino do Mundo, Ente Municipal de Turismo de Iguazú (Iturem/Puerto Iguazú), Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai (Senatur) e Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), com o apoio da Itaipu Binacional, Sebrae, Codefoz, Codeleste e Codespi.

Polo Iguassu e parceiros assinam carta de intenções junto à OMT (Foto: Eric Ribeiro)

Polo Iguassu e parceiros assinam carta de intenções junto à OMT (Foto: Eric Ribeiro)

Para Márcio Favilla, diretor-executivo de Programas Operacionais e Relações Institucionais da Organização Mundial do Turismo (OMT), é incontestável a necessidade de mais informações ligadas ao segmento turístico no país. Segundo o diretor, os dados ajudam a entender o destino, demandas e até medir o intangível, monitorando o uso real dos recursos que existem nos destinos. Além de medir planos, políticas e gestão de ações em um determinado destino.

“Um observatório não é apenas uma compilação de informações. Mas sim dados que sejam relevantes para o setor privado e público, auxiliando em tomadas de decisões baseadas em informações concretas. Queremos que os parceiros possam avaliar os custos, impactos, risco e oportunidades que o Turismo fornece”, afirma Favilla, que destacou que as informações geradas colaboram para investimentos nos destinos.

Receba nossas newsletters