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Feiras e Eventos

Paratur anuncia que MTur vai disponibilizar mais verbas para o Pará

Socorro Costa, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur)

Socorro Costa, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur)


A presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Socorro Costa, participa, no Cais do Porto, no Rio de Janeiro, do Salão do Turismo do Rio de Janeiro e do Brasil International Tourism Exchange (Brite). A executiva, que representa o secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, compartilhou mais cedo no evento com gestores de turismo de todo o Brasil os avanços no turismo paraense, com uma nova marca turística associada ao slogan “Pará, obra prima da Amazônia”, novas estratégias de promoção, divulgação e marketing direcionadas pelo Plano Ver-o-Pará, além de novas políticas públicas de desenvolvimento do Turismo elencadas pela Setur.

“Aqui, apresentamos duas vertentes estratégicas. Mostrar a nossa promoção de marketing, onde procuramos parcerias com estados e entidades, e mostrar as nossas belezas”, disse a executiva.

Quanto às parcerias, Socorro Costa, antecipou ao MERCADO & EVENTOS, que durante o evento, o Ministério do Turismo se comprometeu a disponibilizar mais verbas para o Pará. A executiva também anunciou que o estado estará presente na Feira de Turismo das Américas (Abav) e no Casa Cor, maior evento de arquitetura e decoração das Américas, também no Rio de Janeiro.

“No Casa Cor vamos ter a parceria do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) visando fortalecer o trabalho cooperado na divulgação do espaço e das joias e gemas como atrativos turísticos pela Paratur, que já direciona fluxo turístico e imprensa especializada ao Polo Joalheiro”, afirmou Socorro Costa.

Artesanato paraense – Tendo como principal fonte de matéria prima elementos da Amazônia, o artesanato paraense também chama a atenção para a diversidade no Salão do RJ e Brite 2012: a cerâmica marajoara e tapajônica, os brinquedos em madeira de miriti e o grafismo em cuias estão entre as tipologias expostas são destaques do estande do estado.

A produção artesanal tem um espaço privilegiado nas ações de fomento ao Turismo. Segundo Socorro Costa, dentro do Plano Ver-o-Pará, que define as estratégias do Turismo paraense de 2012 a 2020, o artesanato passa a ser um importante produto dentro do segmento de cultura e natureza. “É o que acontece, por exemplo, com a cerâmica marajoara e tapajônica, que representam as tradições dos mais antigos povos da Amazônia. Hoje, um dos principais polos produtores de cerâmica do estado fica no distrito de Icoaraci, em Belém”, finalizou.

Rafael Massadar e Pamela Mascarenhas

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