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Feiras e Eventos

Peru recebe cerca de 100 mil brasileiros/ano

Maria del Carmen de Reparaz e Andrea Martinez, da PromPeru

Maria del Carmen de Reparaz e Andrea Martinez, da PromPeru


Os números não estão completamente fechados, mas a PromPeru, órgão de promoção turística do Peru, calcula que o ano de 2011 deve registrar a entrada de 100 mil turistas brasileiros. E mais que isso, a previsão para 2012 é de um incremento de 15% neste número. Esses dados foi informados hoje ao M&E com exclusividade durante a Peru Travel Mart (PTM), que acontece em Lima, pela diretora de promoção do turismo da PromPeru, Maria del Carmen de Reparaz. De acordo com a executiva, o turismo é atualmente o terceiro segmento mais importante na geração de divisas na economia do Peru, atrás apenas da mineração e pesca. A entrada de divisas com o turismo em 2011 foi de US$ 3.178 milhões. A previsão para 2012 é de chegar a US$ 3.524 milhões, com a geração de cerca de um milhão de empregos diretos e indiretos no turismo. Os principais mercados emissores de turistas para o Peru são Estados Unidos, Chile, Argentina e Brasil. Na Europa são Espanha, França, Alemanha e Reino Unido.

Segundo ela, há 40 voos semanais entre o Peru e o Brasil, operados pela Lan, Taca e Tam, com a previsão de que a Lan amplie ainda mais os voos entre São Paulo e Lima. Como parte das ações que a PromPeru vai realizar no mercado brasileiro, está a participação em feiras, como Braztoa e Abav, além da Festuris. “A PromPeru deve participar do Festival do Turismo de Gramado deste ano. Operadores peruanos participaram em anos anteriores e recomendaram a participação institucional do governo. A Taca também tem interesse e dará apoio, com tarifas especiais nos voos para Porto Alegre”, disse.

Ações para Brasil – A PromPeru elegeu o Brasil como alvo de suas principais ações de divulgação e marketing no segundo semestre deste ano. Entre as ações previstas está o estabelecimento de alianças estratégicas com empresas do mercado profissional do turismo brasileiro; a abertura de um escritório de representação, além da participação em eventos. “O mercado emissor que o Peru mais investe é o Brasil. Faremos o lançamento em julho de uma nova campanha no Brasil com veiculação, inclusive, de filmes nos canais de televisão. Além disso, serão realizados cinco press tours este ano para a grande imprensa brasileira”, informou.

Já Andrea Martínez, subdiretora de promoção do turismo receptivo da PromPeru, que assumiu a função há seis meses, confirmou que o órgão está iniciando a retomada das ações de marketing, uma vez que já estabeleceu uma nova equipe e que estará participando de várias feiras internacionais, como a Fitur (Madri), ITB (Berlim), Anato (Bogotá), Salón de la Catalunya (Barcelona), FIT (Buenos Aires), Abav (Rio de Janeiro), TTG (Rimini), WTM (Londres), Top Resa (Paris) e EIBTM (Barcelona), além de algumas feiras focadas em público final.

Ela confirmou também que a PromPeru está apostando no segmento de luxo e intensificando suas parcerias para trabalhar com operadoras e hotéis que tem atuação neste nicho de mercado. “Nesse sentido participaremos do evento da Virtuoso – rede de
agências de viagens que oferece serviço de expertise
em planejamento de viagens -,
em São Paulo, de 25 a 27 de junho.

Ela também reforça a ideia de que o Brasil é um dos mercados prioritários para a PromPeru, uma vez que atualmente 40 operadoras brasileiras trabalham com o destino Peru. “Queremos fazer com que o turista brasileiro passe mais tempo no Peru, conhecendo mais destinos e aproveitando a oferta turística diversificada”, disse.

Seminário – Maria del Carmen de Reparaz realizou palestra na manhã desta segunda para centenas de profissionais de turismo durante a PTM. Ela divulgou algumas das macro ações da PromPeru. “Estamos realizando 169 atividades de capacitação mediante alianças (seminários, famtrips, presstours, sales blitz, e webinars), onde aproximadamente 68.500 agentes de viagens já foram capacitados”, disse. Os investimentos são de US$ 1.340.801 feitos em conjunto com 43 parceiros estratégicos dos mercados da Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, França, Itália, Japão, Reino Unido e Chile.

Segundo a executiva, essas ações geraram mais de US$ 1 bilhão de impacto nas mídias como retorno, para um investimento inicial conjunto em publicidade de US$ 6.454.141. “Em junho vamos lançar novos processos no Brasil, Austrália, Japão e Colômbia”, informou. A publicidade no Brasil, um dos mercados prioritários, será focada na gastronomia de Lima, com pacotes que vão oferecer três noites e quatro dias.

A PromPeru também pretende construir alianças não tradicionais e transversais, cujos temas centrais serão o receptivo e a imagem do país. “Os primeiros projetos serão feitos em alguns dos principais mercados emissores como Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, dirigidos ao consumidor final. Serão campanhas de alto impacto e alianças com grandes marcas, associando-as ao Peru. Objetivo é colocar o Peru na vitrine mundial, como um destino turístico protagonista”, exclamou.

“Vale a pena apostar no Peru, na marca Peru. É um produto maravilhoso. Um produto único. Estamos aqui esperando os turistas com o coração aberto”, concluiu.

Mario Brizon, de Lima (Peru)

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