Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Bauernfest movimenta a economia e leva mais de meio milhão de pessoas a Petrópolis (RJ)

Palacio de Cristal 3 Bauernfest movimenta a economia e leva mais de meio milhão de pessoas a Petrópolis (RJ)

Palácio de Cristal, um dos pontos altos da festa petropolitana (Divulgação)

Cidade lotada, grande movimentação nos hotéis e comércio de Petrópolis. Foi assim a 34ª Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, realizada entre os dias 23 de junho e 09 de julho. Durante 15 dias, cerca de 520 mil pessoas passaram pelos locais da festa: Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e Praça Visconde de Mauá, onde foi realizado o Biergarten.

Turistas de todas as partes do Brasil e até do mundo estiveram na cidade para curtir a maior festa alemã do Sudeste e a segunda maior do Brasil. Além da cerveja e da gastronomia, a organização, a segurança e o fluxo no trânsito foram destaques. No período da festa, cerca de dois mil veículos de turismo acessaram a cidade.

Na BR-040, a média de carros que passaram pela praça de pedágio de Duque de Caxias foi 28% maior, comparado ao último fim de semana antes da festa. A maior movimentação no pedágio de Caxias foi no último fim de semana da Bauern, quando foi registrado um aumento de 35% no movimento. Em Areal, a média de acréscimo de carros passando no pedágio foi de 12%.

Números expressivos também de pessoas que chegaram à Petrópolis pelo Terminal Rodoviário Governador Leonel Brizola, no Bingen. De acordo com empresa Única Fácil, no período foram 31.521 passageiros a mais do que a demanda de semanas normais.

Nesta edição 47 empresas petropolitanas participaram da festa. Foram 65 barracas de comidas, artesanato, food bikes e bebidas, incluindo as 19 cervejarias que fazem parte da Associação de Microcervejarias de Petrópolis. A estimativa é que, em toda a festa, tenham sido consumidas cerca de 10 toneladas de salsichão e 100 mil litros de cerveja, Só as cervejarias artesanais de Petrópolis venderam 21 mil litros.

“A Bauernfest deste ano superou todas as expectativas, tanto em vendas quanto em estrutura. O trânsito fluiu bem, a organização aconteceu de maneira impecável. Tivemos um público excelente”, comemorou Leandro Leal, presidente da Associação de Microcervejarias de Petrópolis.

Movimentação econômica

Toda a cidade se beneficiou da 34ª edição da Bauernfest. O comércio petropolitano registrou alta de cerca de 20% nas vendas durante o evento. “Pudemos comprovar o sucesso desta festa, que é uma das festas mais especiais do calendário petropolitano, pelo aumento no movimento nos setores produtivos da cidade, como comércio, hotelaria e gastronomia”, disse Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio.

Durante os fins de semana, a ocupação hoteleira ficou em torno dos 90% nos hotéis e pousadas do Centro Histórico. A movimentação foi grande também nas casas de aluguel por temporada e nos hostels da cidade.

“Esta edição da Bauernfest vai, certamente, ficar para a história. Tivemos um público incrível, em uma organização impecável e que só reforça a credibilidade de Petrópolis no turismo do Brasil e do mundo. Estamos realmente muito felizes com o resultado alcançado na 34ª Bauernfest”, comemorou a secretária de Turismo Sivia Guedon.

Receba nossas newsletters