As mídias sociais foram tema de uma das palestras do Branding Forum La Cumbre, que acontece durante toda esta quarta-feira (05/09) em Orlando, nos Estados Unidos. Randy Hlavac, professor da Northwstern University, falou como a indústria de viagens pode utilizar as redes sociais para conseguir melhores resultados.
De acordo com o professor, o principal desafio da utilização das redes sociais pelas empresas é como medir o retorno do seu investimento. Primeiro Hlavac destacou que o mais importante para a definição de uma estratégia neste canal é encarar isso como marketing e não como mais uma tecnologia. “O trabalho das agências é vender produtos e serviços em geral e muitos perguntam onde está o retorno nas mídias sociais. Quando elas descobrirem que não passa de marketing vão descobrir como fazer isso”, desafiou.
Outra estratégia citada por ele é identificar e focar em um público específico. Segundo ele, as mensagens e os canais devem mudar conforme os receptores e os objetivos. “As redes sociais são canais onde as pessoas estão. A primeira coisa a se fazer é ver como a estratégia vai se encaixar nesses canais. E isso depende também do público que se quer atingir”, explicou.
Hlavac falou ainda sobre as comunidades e fóruns que são formados por pessoas com interesses convergentes. Para ele, esta é também uma maneira eficiente de atingir um público específico. No entanto, ressaltou que é necessário ter cuidado com as mensagens neste tipo de canal. “As pessoas estão ali para trocar informações e para serem ajudadas. Não para verem propagandas”, disse.
Anderson Masetto, de Orlando