Câmbio:

Idiomas:

Redes sociais são tema de palestra na La Cumbre

Foto de Equipe Mercado & Eventos

Equipe Mercado & Eventos

Publicado - 05/09/2012 - 16:42

Randy Hlavac, professor da Northwstern University
Randy Hlavac, professor da Northwstern University

As mídias sociais foram tema de uma das palestras do Branding Forum La Cumbre, que acontece durante toda esta quarta-feira (05/09) em Orlando, nos Estados Unidos. Randy Hlavac, professor da Northwstern University, falou como a indústria de viagens pode utilizar as redes sociais para conseguir melhores resultados.

De acordo com o professor, o principal desafio da utilização das redes sociais pelas empresas é como medir o retorno do seu investimento. Primeiro Hlavac destacou que o mais importante para a definição de uma estratégia neste canal é encarar isso como marketing e não como mais uma tecnologia. “O trabalho das agências é vender produtos e serviços em geral e muitos perguntam onde está o retorno nas mídias sociais. Quando elas descobrirem que não passa de marketing vão descobrir como fazer isso”, desafiou.

Outra estratégia citada por ele é identificar e focar em um público específico. Segundo ele, as mensagens e os canais devem mudar conforme os receptores e os objetivos. “As redes sociais são canais onde as pessoas estão. A primeira coisa a se fazer é ver como a estratégia vai se encaixar nesses canais. E isso depende também do público que se quer atingir”, explicou.

Hlavac falou ainda sobre as comunidades e fóruns que são formados por pessoas com interesses convergentes. Para ele, esta é também uma maneira eficiente de atingir um público específico. No entanto, ressaltou que é necessário ter cuidado com as mensagens neste tipo de canal. “As pessoas estão ali para trocar informações e para serem ajudadas. Não para verem propagandas”, disse.

Anderson Masetto, de Orlando