Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Rio CVB assina termo de cooperação técnica para criação de plano de turismo religioso

DSC_5694 Padre Omar , Sofia Debora Levy , Sonia Chami , Eliane Cristina e Berthaldo Soares - Junho 2021- CG

Padre Omar, Sofia Debora Levy, Sonia Chami, Eliane Cristina e Berthaldo Soares (Alexandre Macieira/Rio CVB)

O Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) e representantes de diferentes religiões assinaram, nessa terça-feira (1º), aos pés do Cristo Redentor, um termo de cooperação técnica para a criação de um plano de incentivo ao turismo religioso no Rio de Janeiro, com objetivo de destacar pontos turísticos históricos ligados à fé e incentivar a retomada do setor.

O documento foi assinado pela presidente-executiva do Rio CVB, Sonia Chami, o reitor do Santuário do Cristo Redentor, Padre Omar, o fundador-presidente da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria, Berthaldo Soares, a diretora do Instituto Memorial do Holocausto, Sofia Debora Levy e a gerente-geral do Centro Cultural Jerusalém, Eliane Cristina.

“O ano de 2021 marca o aniversário de 90 anos do Cristo Redentor, data que é o ponto de partida para alavancar o turismo religioso em nossa cidade. Temos um conjunto de atrações como Catedral Metropolitana do Rio, o Santuário de Fátima, o Centro Cultural Jerusalém, o Grande Templo Israelita e o Monumento ao Holocausto, que o Brasil e o mundo precisam descobrir”, afirmou Sonia Chami, da Rio CVB.

Enquanto o Cristo Redentor recebe 3 milhões de turistas por ano, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (Aparecida, SP) atrai 13 milhões. O objetivo do Rio CVB e dos demais parceiros é aumentar o fluxo nos próximos 10 anos. Se a cidade conseguir atrair 3% dos visitantes da Basílica de Aparecida, a economia do Rio de Janeiro pode ganhar R$ 300 milhões por ano.

O termo prevê que os signatários trabalhem juntos, em parceria com a Prefeitura, na captação de eventos, na criação de materiais publicitários e em campanhas para incentivar as atividades religiosas.

“Um dos conceitos do turismo, segundo a Organização Mundial do Turismo, é um instrumento de paz entre os povos. E esse aspecto tem na religiosidade e na fé um ingrediente especial. As pessoas que se dirigem para outros lugares para este tipo de turismo consomem da mesma forma que o visitante tradicional, mas com um ingrediente especial, que é o viés religioso”, defendeu o representante da Comissão de Turismo na Câmara, deputado federal Otávio Leite (PSDB).

Receba nossas newsletters