Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Política

Setur-BA quer ampliar em 33% o número de municípios no Mapa do Turismo

A Oficina contou com a presença de 50 participantes representando mais de 10 municípios

A oficina contou com a presença de 50 participantes representando mais de 10 municípios

Técnicos da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) realizaram nesta quinta-feira (9), na prefeitura de Feira de Santana, uma nova Oficina de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. O objetivo do trabalho é incentivar a inclusão ou manutenção de municípios com potencial turístico no mapeamento do Ministério do Turismo.

“Nessas oficinas procuramos incentivar os municípios a se credenciarem para ingressar no Mapa, mostrando a importância da atividade turística para a economia e também sobre os critérios obrigatórios para a inclusão”, afirmou o diretor de Regulação e Certificação da Setur, Divaldo Borges, um dos expositores, ao lado do superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Jorge Ávila.

Atualmente, a Bahia possui 150 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. A meta da Setur é ampliar para 200, aumentando a participação do setor na economia do Estado. Os critérios para ingressar no mapa são, dentre outros, comprovar a existência de um órgão municipal de turismo, com dotação orçamentária para a área, e possuir um conselho municipal de turismo em atividade, além de assinar termo de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo.

Além de reconhecer o potencial turístico de destinos brasileiros, o Mapa do Turismo auxilia no desenvolvimento de políticas públicas para o setor, como promoção e novos investimentos. Uma vez inserido no mapa, o município também se habilita a captar investimentos públicos com recursos federais.

As atualizações são realizadas a cada dois anos e os municípios têm até o dia 1º de julho para cadastrar sua documentação no sistema do MTur.

Receba nossas newsletters