TERESINA – “A importância desta primeira edição do Summit Piauí Turismo é trazer ou melhor, voltar os olhares da comunidade que vive o turismo aqui no Brasil e também, de certa forma, no cenário internacional”, adiantou Denis Cavalcanti, presidente da Fecomércio do Piauí.
A ideia do evento, segundo Denis, é também atrair os olhares desse público profissional aqui do Piauí. O Estado tem belezas naturais incomparáveis em relação a outros destinos turísticos, potenciais turísticos incríveis, mas carece de dois elementos fundamentais para o pleno desenvolvimento: primeiro, de infraestrutura interna – que agora, com o novo governador Rafael Fontelis começa a ser revisto e trabalhado para superar – e também, o reconhecimento, ou conhecimento do Destino Piauí por parte dos players da cena turística.
Aqui no Piauí, entre os variados atrativos naturais, Denis destaca a Serra da Capivara, o Parque Nacional de Sete Cidades, a cena religiosa muito forte no interior do estado voltada para o Turismo Religioso, e um litoral – embora o menor dos estados brasileiros – incomparável, ressaltando, por exemplo, Barra Grande e o Delta do Parnaíba.
“Temos muitas potencialidades a serem descobertas pelos brasileiros e turistas estrangeiros. O Summit chegou na hora certa trazendo os holofotes aqui para o Piauí e atores nacionais dessa cena do turismo para o Estado”, salientou.
Com esse grande encontro realizado em Teresina acreditamos que os participantes, as pessoas que aqui presentes irão reverberar para outros estados, inclusive das dificuldades que também enfrentamos, mas, principalmente “os nossos potenciais”.
Denis completou lembrando que os resultados desse investimento em capacitação de profissionais e promoção do Destino Piauí devem ser colhidos a curto e médio prazos. “Sem dúvida, o Summit é uma oportunidade para o Piauí despertar de vez para o turismo, colocá-lo como destino diferenciado nas prateleiras das operadoras, das agências, pois certamente esse é o nosso objetivo”.
Consciente do longo caminho a percorrer até chegar às prateleiras de quem comercializa destinos, o presidente da Fecomércio-PI disse que a iniciativa privada (trade) e governos estadual e municipais estão trabalhando internamente, arrumando a casa e “a expectativa é que o produto Piauí muito em breve não só esteja nas prateleiras, mas, como os cases Jalapão e Carolina, entre outros destinos no interior do Nordeste, também exploda”, finalizou.
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