Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Tráfero aéreo brasileiro implanta novas tecnologias para a Copa 2014

Ás vésperas da Copa do Mundo e das Olímpiadas 2016, a SITA está trabalhando com a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) para atualizar a tecnologia de gestão do tráfego aéreo no Brasil. A CISCEA é responsável pelo desenvolvimento e implementação de novas tecnologias para o DECEA, Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

A SITA já fornece soluções como o datalink que permite a autorização de decolagens aos pilotos (DCL) e o serviço automático de informação de terminal por enlace de dados (D-ATIS) no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Antônio Carlos Jobim, e o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Estas soluções serão agora expandidas para outros 23 aeroportos de todo o Brasil.

Major Brigadeiro Carlos Vuyk de Aquino, presidente da CISCEA, afirma: “O Brasil possui o espaço aéreo mais movimentado da América do Sul e estamos muito orgulhosos de sediar os dois maiores eventos esportivos do mundo. Queremos que todos os passageiros possam voar por todo o Brasil de forma tranquila e sem imprevistos. Por isso, é essencial que os nossos gestores de tráfego aéreo tenham acesso a melhor tecnologia disponível. Este investimento não é destinado só para os grandes eventos, mas também como parte do SIRIUS, maior programa de modernização do DECEA.”

O projeto começou em dezembro de 2013 e está avançando conforme planejado. A nova tecnologia será entregue em lotes de quatro aeroportos por vez e a implantação deverá ser  concluída para os Jogos Olímpicos 2016.

Philip Clinch, vice-presidente de serviços de aeronaves da SITA, diz: “Com o datalink os voos se tornarão mais eficientes e ainda mais seguros. A transmissão de dados em formato de texto é altamente confiável. O datalink reduz a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo e também dos pilotos e permite que a comunicação entre eles seja mais precisa. As informações podem ser transmitidas em qualquer fase do voo, antes da partida e da aproximação para pouso nos períodos de maior movimento nos aeroportos.”

Receba nossas newsletters