Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos / Galeria

Do básico ao extraordinário: conheça San Francisco sob novas perspectivas

SAN FRANCISCO

Golden Gate Bridge, principal ponto turístico de San Francisco (Ana Azevedo/M&E)

Berço do movimento Hippie na década de 1960, ligada a movimentos em prol da igualdade social, de raças e direitos LGBTQ+ e ostentando uma arquitetura ímpar, bem como envolta em arte, música, tecnologia, esporte e cinema, San Francisco, nos Estados Unidos, é uma das cidades mais icônicas do país. A diversidade de atrativos é tamanha, que na hora de montar o roteiro fica a dúvida: como incluir tudo o que é importante e ainda sim entregar uma nova perspectiva da cidade?

Para começar, tenha em mente que pelo menos quatro dias inteiros são necessários para explorar a cidade, além disso, de março a maio, na primavera, as temperaturas são amenas com pouca chuva e muitas flores, deixando o cenário ainda mais bonito. Nos meses de setembro a novembro, caminhadas e passeios de bicicleta são super recomendáveis, já que há um clima agradável e pouca neblina, permitindo a apreciação da paisagem. No verão, entre julho e agosto, a névoa baixa e o sol brilha forte, sendo ideal para aproveitar as belas praias. Nesse quesito, são boas opções as praias de Ocean Beach, a maior de San Francisco, no entanto, com correntes muito fortes, que a tornam perigosa para o nado.

Crissy Field, localizada perto da Marina e com uma vista deslumbrante para a Golden Gate Bridge, e embora não seja ideal para o banho, é comumente buscada para relaxamento e piqueniques; Há ainda, a tranquila China Beach e a excêntrica Baker Beach, conhecida pelo nudismo e seu público eclético. Se o desejo é por mergulho, a dica é conferir a Aquatic Park Cove, próxima ao Pier 39.

Vale ainda apontar, que entre os meses de dezembro a fevereiro, o inverno é úmido e pode ser favorável para os visitantes que desejam evitar as multidões, visto que trata-se da baixa temporada. Na hora de escolher o hotel, saiba que há opções para todos os perfis, dos econômicos aos que buscam alto luxo, todos bem localizados e a poucos minutos dos principais pontos turísticos, uma vez que a cidade tem um tamanho compacto, com atrativos em quase todas as esquinas.

Fisherman’s Wharf

SAN FRANCISCO

Bairro de Fisherman’s Wharf visto da Skystar, roda gigante panorâmica instalada próxima ai Pier 39 (Ana Azevedo/M&E)

O vibrante bairro de Fisherman’s Wharf é o local ideal para começar sua aventura em San Francisco. Estruturado com uma gama de bares, restaurantes, lojas de souvenires e museus, é nesta vizinhança que ficam pontos turísticos cuja visitação é obrigatória, como o Pier 39.
Construído em 1978, o píer é um ponto interessante para observar os leões-marinhos que nadam, brincam e tomam sol em seu entorno. A partir dele é possível ter uma vista limpa da Ilha de Alcatraz, acesso a lojas de souvenirs com preços justos e a restaurantes saborosos. Aqui, a dica é provar a sopa de mariscos do Pier Market e seus drinks exclusivos.

Experiências educativas também podem ser encontradas, como durante a visita ao Aquário da Baía de San Francisco, que inclui espécimes da fauna local ou em atrações tecnológicas e imersivas no The Flyer Thrill Zone & 7D Experience, voando sobre os principais marcos da cidade com um albatroz, ave nativa, ou tentando escapar da Prisão de Alcatraz.

Localizada na Ilha de Alcatraz, a prisão cujo funcionamento se deu entre 1934 a 1963 é cercada por mitos e mistérios, e inclusive foi cenário em filmes como “Fuga de Alcatraz” (1979), “Alcatraz: Fuga Impossível” (2012), “Birdman of Alcatraz” (1962) e “The Rock” (1996).
Com capacidade para 300 detentos, teve dentre eles, os famosos Al Capone e Robert Stroud, o “Birdman of Alcatraz”. O local pode ser acessado de barco, que sai do Pier 35, em Fisherman’s Wharf, em duas opções de passeio: a panorâmica, que só faz o contorno e a exploratória, que permite a entrada na propriedade.

Indicada para os mais corajosos, a entrada na Prisão de Alcatraz é uma boa opção para entender a mecânica da instalação e tentar descobrir como os prisioneiros Frank Morris, Clarence Anglin e John Anglin conseguiram escapar. O mito de suas fugas data de 1962, e diz que usando capas de chuva, os prisioneiros improvisaram canoas. Até hoje não se sabe o paradeiro de seus corpos.

san Francisco

Ilha de Alcatraz, onde fica a famosa prisão Alcatraz, que hoje funciona como parque estadual e oferece tour diurnos e noturnos (Ana Azevedo/M&E)

É ainda em Fisherman’s Wharf que fica o Museu Marítimo Nacional de San Francisco, apresentando uma uma coleção de navios históricos; há também o B-39 Submarine Museum, destacando o submarino soviético utilizado durante a Guerra Fria e cujo passeio pode ser autoguiado; além do Museu de Cera Madame Tussauds, com ícones da música, cinema, esporte, política, ciência e tecnologia como Beyoncé, Lady Gaga, Madonna, Rihanna, Adele, Janis Joplin, Barack Obama, Albert Einstein, Steve Jobs e muitos outros.

Não deixe de apreciar as saborosas sopas servidas em pães sourdough da Boudin Bakery, que além da padaria, conta com um café e restaurante. O estabelecimento que opera desde 1849, tem no menu uma variedade de produtos assados frescos, incluindo pães, pretzels, sanduíches e saladas. O mais interessante é que é possível ver tanto os pães sendo feitos quanto os demais pratos. A padaria está ligada à história da Califórnia na corrida do ouro, quando a família Boudin passava pães para os mineradores. Hoje é possível comprar kits para fazer pão sourdough em casa, utensílios de cozinha, camisetas e souvenirs.

SAN FRANCISCO D3 2024 Ana Azevedo 34 scaled e1714605389191 Do básico ao extraordinário: conheça San Francisco sob novas perspectivas

Sopa servida em pão sourdough feito artesanalmente na Boudin Bakery (Ana Azevedo/M&E)

E por falar em fabricação artesanal, inclua uma visita ao Ferry Building no sábado de manhã para conferir verduras, legumes, frutas, doces e flores de cultivo local. Dessa forma, é possível incentivar o comércio e fugir dos produtos industrializados, além de ter uma bela vista para a Ponte de San Francisco, que faz conexão com Oakland Bay.

Localizado na região de Embarcadero a poucos passos de Fisherman’s Wharf, o Ferry Building tem grande relevância histórica, pois foi utilizado como principal porta de entrada para quem chegava à cidade ao longo do século XX. Bem próximo, no píer 15, fica o Exploratorium, museu de ciência e arte, fundado em 1969 por Frank Oppenheimer, e é um dos primeiros museus no mundo a usar a interatividade para ensinar seu público. Nele constam mais de 600 mostras abarcando temas como Física, Química, Biologia, Astronomia e muito mais!

SAN FRANCISCO D2 2024 Ana Azevedo 06 scaled e1714605585266 Do básico ao extraordinário: conheça San Francisco sob novas perspectivas

Farmers Market no Ferry Building com a ponte Ponte San Francisco–Oakland Bay ao fundo (Ana Azevedo/M&E)

O bairro de Fisherman’s Wharf também oferece opções de hospedagem, como o Hotel Argonaut, que está a poucos passos dos atrativos retratados. O estabelecimento figura na lista da AAA Diamond Awards, que reconhece a qualidade de seus serviços. Estruturado com 252 acomodações, além do restaurante Blue Mermaid, tratamentos de SPA e espaço para casamentos, o hotel também é pet friendly e tem na sua decoração o resgate aos elementos do bairro de pescadores, com um toque de modernidade.

A menos de dez minutos de caminhada dele, é possível aproveitar a praia Aquatic Cove, apreciar a paisagem a partir do parque Maritime Garden, pegar o bondinho (Cable Car) para subir as ladeiras de San Francisco, ou saborear deliciosos chocolates na fábrica e no complexo gastronômico Ghirardelli. Outros locais de possível interesse na vizinhança são o Cartoon Art Museum e o San Francisco Maritime National Park.

Ver tudo isso do chão é legal, mas o que acha de apreciar a paisagem sob novas perspectivas? Uma das possibilidades é a partir dos passeios de barco na Baía de San Francisco, que inclusive passam por baixo da Golden Gate Bridge e circundam a Ilha de Alcatraz, mas se o desejo é a observação aérea, a roda gigante Skystar é a melhor opção.

Atração recente, oferece uma visão ampla de Leste a Oeste da orla da, bem como da cidade que cresce conforme a altura da colina, as belas comunidades de Sausalito e Tiburon na baía norte. Uma dica: vá ao entardecer e se prepare para o mais belo pôr do sol de San Francisco. A experiência está disponível na versão convencional e premium, em que água e uma garrafa de champanhe são ofertados na gôndola, como parte do ingresso.

Veja galeria de Fisherman’s Wharf

GALERIA:

Faça amor, não faça guerra

Sao Francisco

A Casa Vermelha é o local onde contém o apartamento que serviu de residência para Jimi Hendrix, guitarrista e importante figura do movimento hippie (Ana Azevedo/M&E)

Lema do Verão do Amor: “Faça amor, não faça guerra”, representa o fundamento do movimento Hippie, que tomou conta da Califórnia na década de 1960, e nessa história, San Francisco não só tem um papel fundamental, como é o local do surgimento. É na vizinhança de Haight-Ashbury, bairro que leva o nome de duas ruas importantes da época, que os reflexos do período podem ser observados.

Murais de Graffiti coloridos, lojas de discos de vinil, estúdios de tatuagens, bares descolados e casas de artistas famosos, como a da cantora Janis Joplin, e do guitarrista Jimi Hendrix, podem ser observadas. À época, os hippies valorizavam a liberdade individual, a paz, o amor, a não-violência, a comunidade, a criatividade, o respeito pela natureza e a busca por uma vida mais simples e autêntica. A luta por direitos dos afroamericanos, pela liberdade sexual e pela comunidade LGBTQ+ também esteve em pauta.

As cores vibrantes das roupas, arte experimental, apreço pelo espiritualismo, vegetarianismo bem como o uso de drogas psicodélicas para abertura da criatividade e de novas experiências caracterizam o período. Sua raiz surge como uma forma de protesto à Guerra do Vietnã e tem na música uma forma de “espalhar a mensagem”, não só nos Estados Unidos, como no mundo. O Festival de Woodstock em Nova Iorque é o principal encontro da cultura Hippie e marca sua abrangência territorial. Ao longo de três dias, artistas como Jimi Hendrix, Janis Joplin, The Who, Santana e outros tocaram para uma plateia com cerca de um milhão de pessoas.

Com uma arquitetura marcando o estilo vitoriano, o bairro de Haight-Ashbury, remete às Painted Ladies, que são residências alocadas a poucas ruas de distância, em frente à praça Alamo, um ótimo local para fazer piqueniques. As construções famosas podem ser vistas na série Full House, da década de 90; em “O quinteto”(1994); no filme “Uma Babá Quase Perfeita”(1993); “Morando com o Perigo”(1990); “Dr. Dolittle”(1998); e na animação da DreamWorks “Monstros vs. Alienígenas”(2009).

Datadas do período entre 1892 e 1896, após o terremoto de 1906 em San Francisco, são propriedades que resistiram ao desastre natural e aos incêndios que devastaram a cidade naquele ano. Hoje estão entre os cartões postais mais belos para visitação e ficam dentre os pontos de cobertura do Big Bus Tour, uma das melhores opções de passeio turístico para abranger todos os lugares emblemáticos.

Explore a San Francisco à sua maneira

San Francisco

Vista para o Selo Oficial da Califórnia no prédio do governo, a partir do Big Bus Tour (Ana Azevedo/M&E)

Em formato Hop On, Hop Off (embarque e desembarque), o serviço turístico oferece audioguia em tempo real em seis idiomas, incluindo o português. Os tickets estão disponíveis em três formatos: uso único ao longo de todo o dia, podendo subir e descer do ônibus quantas vezes necessário; uso em dois dias, garantindo que o viajante tenha flexibilidade para explorar todas a cidade conforme o seu tempo; e o tour com passeios extras, que variam entre a inclusão do The Flyer, cinema 7D, aluguel de bicicletas, entrada em Alcatraz, visita a uma vinícola, ou até ida a Sausalito com o Monumento Nacional Muir Woods.

Em San Francisco os tours são divididos em duas linhas, a diurna, com cerca de 2 horas e 20 minutos, se o turistas não sair do ônibus, abrangendo 16 pontos e a noturna, no mesmo formato e itinerário. Ambas contém paradas de ônibus nos pontos a cada 15 minutos, e perpassam por Embarcadero; Ferry Building; Chinatown; o bairro chinês do Portão do Dragão. É nele que acontecem os famosos Festival das Lanternas, Festival de Outono da Lua e Ano Novo Chinês. Além do mais, é também a origem dos biscoitos da sorte e a pedida ideal para saborear uma autêntica gastronomia oriental.

Do alto do Big Bus Tour veja também o Centro Cívico; a Alamo Square; Haight Ashbury; o Palácio das Artes; a Lombard Street e a Union Square, que marca o centro financeiro de San Francisco. Faça a travessia pela Golden Gate Bridge e prepare-se para muito vento e uma vista de tirar o fôlego!
Considerada uma das maravilhas modernas do mundo, a ponte de 2,7 quilômetros está a 227 metros acima do mar. Sua construção levou quatro anos e foi finalizada em 1937, passando a conectar San Francisco com o condado de Marin, na Califórnia.

É interessante saber que a cor vibrante laranja avermelhada foi escolhida para ser visível mesmo em meio à neblina, a qual acomete a Baía de San Francisco com frequência. Atualmente a construção é vista como um símbolo de inovação, engenharia, beleza e resistência, e a qual também foi considerada a ponte mais comprida do país.

A vista de um ângulo fora do convencional, a partir do Fort Point, que fica abaixo de uma das suas extremidades. O local serviu de alojamento para oficiais na Guerra Civil e tem uma vista excepcional. Outra opção é ir até a Baker Beach no pôr do sol e observar os tons de laranja brilhantes da ponte se iluminarem ainda mais.

San Francisco Cultural

Em San Francisco O grupo da Diversa Turismo conheceu a Academia de Ciência da Califórnia, passeio indicado para todas as idades (Ana Azevedo/M&E)

O grupo da Diversa Turismo conheceu a Academia de Ciência da Califórnia, passeio indicado para todas as idades (Ana Azevedo/M&E)

Para aprender ainda mais sobre San Francisco, vale a pena passar pela Academia de Ciências da Califórnia, um museu que abriga exposições interativas sobre a fauna e flora local, um domo transparente de três andares de floresta tropical, o Aquário Steinhart, considerado um dos maiores de água doce do mundo, além do Planetário Morrison, que oferece uma experiência imersiva na história do Planeta Terra e da formação das galáxias.

Para atrair não só o público infantil, o museu atua com um tour noturno, indicado apenas para maiores de 21 anos, visto que há a oferta de bebidas alcoólicas. A opção está disponível após o horário comercial regular, disponibilizando também música ao vivo e palestras científicas.

Já os amantes da Disney vão passar horas no Museu da Família Walt Disney, no bairro de Presidio. O local faz um resgate histórico dos primórdios da marca até a criação de um dos maiores conglomerados de entretenimento do mundo. Itens pessoais, prêmios, maquetes, esboços de clássicos, como do filme Branca de Neve, produtos comerciais e muitas versões do Mickey estão à mostra. Na loja, itens exclusivos e limitados estão à venda para a alegria dos visitantes.

O passeio conta ainda com alguns bônus, a vista para a Golden Gate Bridge de um ângulo perfeito para fotos e o Main Parade Lawn, uma espécie de parque na frente do museu, que aos finais de semana fica repleto de pessoas desfrutando do tempo em família e amigos. Ideal para relaxar, ler um livro e tomar sol. San Francisco possui ainda, uma forte ligação com o Jazz, gênero que contribuiu para moldar a identidade da cidade, transcendendo barreiras raciais, sociais e culturais, promovendo a inclusão e a diversidade. Hoje, o gênero é celebrado em festivais de música e no SFJAZZ Center, onde é possível assistir a sessões durante todo o ano.

GALERIA:

Voz do agente

Agentes de Viagens na Skystar, roda gigante panorâmica em San Francisco (Ana Azevedo/M&E)

Agentes de Viagens na Skystar, roda gigante panorâmica em San Francisco (Ana Azevedo/M&E)

O M&E esteve em San Francisco, San Diego e Santa Monica a convite da Diversa Turismo, operadora que promoveu um famtour no mês de abril para impulsionar ainda mais as vendas de destinos no mercado brasileiro. Nela, sete agentes de viagens de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro puderam conhecer as cidades abordadas.

“A famtour pela Califórnia ofereceu uma experiência única para profissionais do turismo. O objetivo foi dar a eles uma visão direta e envolvente do destino, permitindo que vivenciem a diversidade de atrações, a cultura local e a hospitalidade californiana. Com essa experiência em mãos, os profissionais têm uma base sólida para promover a Califórnia no mercado brasileiro, compartilhando suas vivências e insights com clientes e recomendando pacotes de viagem personalizados. A interação com fornecedores locais durante a famtour também abre portas para parcerias comerciais e acordos de cooperação que podem beneficiar ambos os lados”, observa Beatriz Britto, representante do San Francisco Travel, entidade que atuou em parceria com a Diversa Turismo.

O grupo foi acompanhado por Waldir, Souza, gerente de Vendas da Diversa Turismo, Ingrid Ferreira, representante do Brand USA e Beatriz Britto, do San Francisco Travel. Vale ainda ressaltar, que a programação contou com visitas técnicas nos hotéis Riu Plaza Fisherman´s Wharf e Hyatt Centric, onde também puderam sabotar o café da manhã.  A fim de entender sobre como a experiência no destino colaborou para o crescimento profissional dos envolvidos, o M&E os entrevistou. Veja abaixo o feedback das agências.

Agência Faé Viagens

San Francisco

Ana Beatriz De Oliveira, da agência Faé Viagens (Ana Azevedo/M&E)

“Fui surpreendida em todos os sentidos vindo de todos os comentários “ruins” sobre o destino. A cidade é linda com vários pontos positivos e lugares incríveis para aproveitar. Gostei muito do Pier 39, gostei por ser um ambiente descontraído e divertido com várias atrações para entretenimento e alimentação variada e da Golden Gate, por ser um ponto ícone do destino e ter um visual espetacular. Para conhecimento geral dos atrativos, indico fazer o tour panorâmico com o Big Bus Tour. – Ana Beatriz De Oliveira, da agência Faé Viagens.

Agência Ydea De Viajar

San Francisco

Andréa De Oliveira, da agência Ydea De Viajar (Ana Azevedo/M&E)

“Vim com a impressão de encontrar um destino mal cuidado, de muitos pedintes e até perigoso. Fui surpreendida com tamanha beleza, limpeza de um modo geral. Apesar de não ter vivido a experiência de transitar nos Cable Cars, acredito ser um ponto fundamental a ser visitado, pois é uma referência e identificação do local. Cruzar a icônica Golden Gate foi espetacular. Emoção única e visita imperdível. O Pier 39 com sua variedade de restaurantes, bares, lojas, atrações, tudo num só espaço está preparado para receber turistas de todas as idades e perfis”. – Andréa De Oliveira, da agência Ydea De Viajar.

Agência Allegratur Viagens

San Francisco

Carolina Barbosa, da agência Allegratur Viagens (Ana Azevedo/M&E)

“Como eu visitei a cidade em abril de 2023, eu acreditava que a cidade teria muitos pedintes. Mas depois dessa viagem, vi que San Francisco está muito melhor do que no ano passado. Acredito que o turismo na cidade está voltando com força total e movimentando a economia local, o que ajuda muito nessa questão! Adorei visitar o Pier 39 por ser um lugar super jovem e descolado. A emblemática Golden Gate Bridge também é uma atração super emocionante conhecer, traz a sensação que estamos dentro de um filme! Além desses pontos, acho imperdível a visita do Union Square”. – Carolina Barbosa, da agência Allegratur Viagens.

Agência Mappa Turismo

Lelia Vieira da agencia Mappa Turismo scaled e1714602988886 Do básico ao extraordinário: conheça San Francisco sob novas perspectivas

Lélia Vieira, da agência Mappa Turismo (Ana Azevedo/M&E)

“San Francisco foi surpreendente!! Eu conhecia o destino apenas por estudar para montar nossos roteiros, porém pessoalmente, a cidade se mostrou encantadora a cada passo, cada lugar visitado, cada experiência. Clima agradável, pessoas receptivas, tudo limpo, organizado. Sentar no gramado do parque em frente as Painted Ladies e ver a vida passar, observar a calmaria, o ir e vir de pessoas, turistas e locais, tendo aquelas casinhas de filmes como pano de fundo disso, foi marcante. Super indico o Big Bus Tour, o Ferry Boat que passa por baixo da Golden Gate Bridge e pela Ilha de Alcatraz e o passeio na Union Square”. – Lélia Vieira, da agência Mappa Turismo.

Agência Sabine Tour

San Francisco

Sabine Marins, da agência Sabine Tour (Ana Azevedo/M&E)

“Minha expectativa era alta em revisitar San Francisco 30 anos depois, e foi superada! É uma cidade que atende a todos os públicos, casais, famílias, crianças e amigos. Curti muito o Big Bus Tour. Ter uma vista geral da cidade com os comentários em português, é um primeiro contato muito bacana para os turistas, e a parada na Golden Gate foi outro ponto alto. O Píer 39 também é imperdível, com suas muitas atrações, lojas e restaurantes, além do Museu de Arte Moderna de São Francisco (SFMoma), que tem que estar no roteiro” – Sabine Marins, da agência Sabine Tour.

Agência 3 Travel

San Francisco

Thayana Soares, da agência 3 Travel (Ana Azevedo/M&E)

“Adorei ter ido nas Painted Ladies porque é cenário de um seriado que fez parte da minha infância, além de visitar o museu Walt Disney. Achei uma experiência sensacional! E claro, passar debaixo da Golden Gate Bridge foi único! Vim com a expectativa de encontrar a cidade mais “abandonada” com muitos moradores de rua devido a pandemia e realmente foi ao contrário.

A cidade está revitalizada, vi poucos moradores de rua, nada que me intimidasse ou atrapalhasse a experiência de nenhuma forma. Diversas atrações novas, bairros diferentes do que conhecemos, experiências gastronômicas incríveis. San fFancisco é realmente uma cidade surpreendente. Para mim, visitar a Farmers Market de final de semana no Ferry Building, ver um pôr do sol em Bakers Beach e andar de Cable Car são experiências imperdíveis”, aponta Thayana Soares, da agência 3 Travel.

Receba nossas newsletters