Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Locadoras / Locadoras

Locadoras projetam encerrar 2023 com 1,56 milhão de veículos, diz Abla

Marco Aurelio Goncalves Nazare presidente da ABLA 2022 2023 3 scaled e1682527078721 Locadoras projetam encerrar 2023 com 1,56 milhão de veículos, diz Abla

Marco Aurélio, presidente da Abla (Divulgação)

A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) anunciou, nesta terça-feira (21), que as empresas de locação de veículos automotivos vão terminar 2023 com uma frota de 1.560.000 automóveis e comerciais leves, o maior volume registrado na história do setor. A informação foi compartilhada durante coletiva de imprensa, que marca a abertura do 8º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos.

Conforme o balanço parcial, de janeiro a outubro, as locadoras compraram 436.579 veículos 0KM, volume que representa 24,76% de todos automóveis e comerciais leves vendidos pelas montadoras este ano no Brasil. A partir das informações do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Abla constatou um crescimento de 11,6% no segmento de locação automotiva no terceiro trimestre, comparado com o mesmo período de 2022. Em setembro deste ano a frota das locadoras acumulava 1.502.000 automóveis e comerciais leves, contra 1.327.000 unidades registradas em setembro de 2022.

“Temos uma demanda crescente pelo nosso produto, principalmente em viagens de média distância, por conta dos altos preços das passagens áreas. Já no quesito viagens de longa distância, a demanda é ainda maior por conta da necessidade de para em atrativos nos destinos, e esse é um período do ano em que faltam veículos. No panorama geral, vemos que houve um crescimento da frota total de carros de locação, e agora, a nossa expectativa para o final deste ano é de crescimento de 30%”, diz Marco Aurélio, presidente da Abla.

Vale ainda destacar, que somente em outubro o setor foi responsável pela compra de 54 mil automóveis e comerciais leves 0km. A projeção de compras para novembro e dezembro é de mais 50 mil carros novos por mês. A estimativa é terminar o ano com o total de aproximadamente 540 mil veículos novos emplacados por locadoras. “E a diversificação da frota das locadoras também vai ao encontro do desejo de atendimento cada vez mais personalizado por parte de empresas e de pessoas físicas”, complementa.

Locadoras 2024

Olhando para o próximo ano, a projeção da Abla é de os principais responsáveis pelo aquecimento da demanda por carros alugados serão os nichos de terceirização de frotas e carro por assinatura. No carro por assinatura, conforme a Abla, havia aproximadamente 80 mil veículos na modalidade ao final de 2020, agora, em outubro de 2023, o volume dobrou para 160 mil veículos. Já com relação ao turismo, o ainda elevado custo das passagens aéreas e variações cambiais também deverão seguir provocando estímulos às viagens com veículos alugados, conforme a associação setorial.

Receba nossas newsletters